Edição: 242

Diretor: Mário Lopes

Data: 20/1/2021

Os erros do Governo, do Presidente e da Oposição unidos na gestão da pandemia

Mário Lopes

Unidade de Saúde Familiar de Alcobaça, iluminação da Rua Costa Veiga e reabilitação da Estrada do Casal Gregório

Carlos Bonifácio

Esporão do calcanhar: conheça os fatores de risco

Dr. Francisco Oliveira Freitas

Orçamento e GOPs do Município de Tomar – serão estas as prioridades?!

Lurdes Ferromau Gonçalves

Balcão Único, Retail Park e ensino superior

Carlos Bonifácio

Presidente da Câmara Municipal de Óbidos defende encerramento temporário das escolas

Começaram a ser testados à Covid-19 esta terça-feira alunos do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos. Ao todo serão 1300 alunos que farão o teste de forma voluntária e de todos os anos de escolaridade, desde os jardins-de-infância ao 12.º ano. No dia 19 de Janeiro, foi dia dos mais pequenos, que fizeram o teste acompanhados pelos pais. Os 1500 testes antigénio de leitura rápida destinados a toda a comunidade escolar foram adquiridos pelo Município de Óbidos.

Vereador da Câmara do Cartaxo testou positivo ao vírus SARS-COV-2

O vereador Pedro Nobre, responsável pelos pelouros de planeamento urbanístico, fiscalização, desporto e ambiente, na Câmara Municipal do Cartaxo, testou positivo ao vírus Sars-Cov-2. O autarca encontra-se desde sábado, dia 16 de janeiro, em isolamento profilático, apresenta sintomas da doença Covid-19, mas a sua situação é estável.
Na sequência do teste positivo, as autoridades de saúde identificaram os contactos de risco.

Município e ROCA estabelecem protocolo para construção de acesso seguro ao IC2

O Município de Leiria e a empresa ROCA estabeleceram um protocolo para a construção de um acesso seguro ao IC2, entre a Boa Vista e Meirinhas, uma intervenção com o objetivo de melhorar segurança rodoviária nesta via, uma medida que foi aprovada por unanimidade esta terça-feira em reunião de Câmara.

Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço de Cuidados Paliativos no Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) decidiu criar o Serviço de Cuidados Paliativos (SCP), novo Serviço de Prestação de Cuidados de Serviços Hospitalares do CHL, que inclui uma Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP), Unidade de Internamento, Consulta Externa e Hospital de Dia. A conclusão da empreitada desta nova valência, a primeira do distrito de Leiria, está prevista para o final deste mês, localizada no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO).

Docapesca investe mais 108 mil euros no Porto da Nazaré

A Docapesca lançou um concurso para a construção de uma nova câmara de conservação de pescado fresco na lota da Nazaré, com o preço base de 48 mil euros. Este equipamento, que irá permitir a melhoria da cadeia de frio do pescado, tem uma capacidade de armazenagem de 420 caixas de 15 kg e um volume de 79 m3. A empresa pública abriu também um concurso para a instalação de novos quadros elétricos em dois postos de transformação, com o preço base de 60.300 euros.

PSP proíbe deslocação de adeptos a Leiria para acompanhar equipas da Final Four Allianz Cup

No contexto da realização da Final Four Allianz Cup – Taça da Liga no Estádio Municipal de Leiria – Dr. Magalhães Pessoa, que decorre de 19 a 23 de janeiro, o Comando Distrital da PSP de Leiria informa que serão implementadas algumas medidas na zona, podendo verificar-se alguns constrangimentos de trânsito. Não será permitida a deslocação de adeptos para acompanhamento das equipas.

Centro Hospitalar de Leiria confirma surto de COVID-19 no Hospital de Alcobaça

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) confirma a existência de um surto de Covid-19 no Serviço de Medicina Interna do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), detetado esta sexta-feira, dia 15 de janeiro. Neste momento, há 16 doentes infetados, que irão manter-se no HABLO, e 7 profissionais infetados (3 enfermeiros, 3 assistentes operacionais e 1 técnico superior de diagnóstico e terapêutica), que se encontram em isolamento no domicílio.

Erros do Orçamento Participativo Jovem Nacional 2018 podem ter penalizado projeto das Caldas da Rainha

Em 2018, a jovem Ana Sequeira submeteu a concurso do Orçamento Participativo Jovem nacional 2018 a proposta “Teatro da Pessoa – Partilha e Intervenção Cultural” que contemplava a aquisição de equipamento técnico no valor de 100 mil euros, de forma a readaptar um espaço já existente com a finalidade de cumprir objetivos claros a nível cultural e social, espaço esse localizado nas Caldas da Rainha para servir toda a comunidade local e nacional.

Concelho de Torres Vedras ultrapassa os mil casos ativos de infeção por SARS-CoV-2

A 14 de janeiro, o concelho de Torres Vedras registava 1015 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 327 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 1493 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde. O Concelho apresentou 153 novos casos confirmados e 23 novos casos recuperados. Infelizmente, o Concelho registou, ainda, quatro novos óbitos. A Unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste já atingiu o limite de capacidade de tratamento de doentes.

Central termoelétrica de Sines encerra após 35 anos de atividade

A Central termoelétrica de Sines completou, a 14 de janeiro, o seu último dia de atividade, após 35 anos em operação. A maior central portuguesa teve um papel estratégico no abastecimento de energia do país e na segurança do sistema elétrico nacional – contributo que foi diminuindo face à crescente produção de energia a partir de fontes renováveis.

Câmara da Marinha Grande investe cerca de 100 mil euros na requalificação da Rua da Escola Secundária

Inserido num projeto de requalificação de diversos arruamentos em todo o concelho da Marinha Grande, a Câmara Municipal iniciou no dia 11 de janeiro a reabilitação da Rua da Escola Secundária, no lugar da Boavista. Esta empreitada contempla igualmente a melhoria do acesso ao Parque de Estacionamento Municipal de Exposições utilizado por veículos pesados.

Câmara da Azambuja revoga interesse público para a instalação da Central Solar Fotovoltaica

O Executivo Municipal de Azambuja realizou, no dia 12 de janeiro, a primeira reunião do ano.  Nesta sessão ordinária, foi aprovada a revogação de uma proposta da reunião de 22 de setembro, referente ao reconhecimento de interesse público da instalação da Central Solar Fotovoltaica da Iberdrola.

PSD recomenda ao Governo classificar a duna de Salir do Porto como paisagem protegida

O Grupo Parlamentar do PSD recomendou ao Governo a classificação da duna de Salir do Porto como paisagem protegida. A duna de Salir do Porto, no concelho de Caldas da Rainha, no limite da Baía de São Martinho do Porto, é a maior de Portugal e, de acordo com registos históricos, poderá ter sido a maior da Europa. Vista da baía de São Martinho do Porto, estende-se por cerca de 200 metros de comprimento e 50 de altura acima do nível do mar.

Concelho de Torres Vedras apresenta 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2 e novo surto em lar

A 13 de janeiro, o concelho de Torres Vedras apresentava 889 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, que estão a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 305 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 1363 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Confinamento obriga a reprogramação no Teatro Stephens para o mês de janeiro

Confinamento obriga a reprogramação no Teatro Stephens para o mês de janeiro

A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, face à publicação do Decreto n.º 3-A/2021 de 14 de Janeiro, que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, que implica o encerramento de teatros e outros equipamentos culturais, a programação prevista para o mês de janeiro no Teatro Stephens irá registar os ajustamentos.

O Concerto Para Bebés, agendado para 16 de janeiro, é adiado para nova data a divulgar logo que possível. Quem tenha adquirido bilhetes para esta data pode guardá-los para a nova data ou solicitar na bilheteira a devolução do valor pago.

Município de Leiria anuncia novas medidas de apoio à população e economia

Consciente das consequências do novo confinamento, o município de Leiria vai reforçar as medidas de apoio a toda a população e ao comércio da região.

A Câmara vai apoiar a famílias residentes no concelho, em situação de carência económica, vai reativar o serviço de apoio a população idosa, doentes crónicos e famílias em situação de isolamento, através da entrega de alimentos, refeições e medicamentos.

Sporting – Porto abre Final Four da Allianz CUP 2021 no dia 19 de janeiro no Estádio de Leiria

A Liga Portugal está a organizar a Final Four da Allianz CUP 2021, que se realiza até dia 23 de janeiro, em Leiria. Esta é uma semana dedicada ao Futebol, desta vez sem público e com forte aposta no digital, devido à pandemia, mas com motivos mais do que suficientes para estarem ligados à competição. A fase final da competição, que consagrará o Campeão de Inverno da presente época desportiva, terá lugar no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, depois de três edições realizadas em Braga. Confira o calendário das meias-finais e final.

Câmara de Ourém requalifica ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades ao IC9

A empreitada de requalificação da ligação da Zona Industrial de Casal dos Frades (Seiça) ao nó do IC9 foi oficialmente consignada à empresa adjudicatária, a “Lena Engenharia e Construções, SA”, sediada em Quinta da Sardinha, concelho de Leiria. O presidente da Câmara Municipal de Ourém já assinou o Auto de Consignação desta empreitada, orçada em 1,82 milhões de euros e totalmente financiada pelo Município de Ourém

Município de Leiria requalifica zona junto ao Santuário dos Milagres

Têm início esta semana as obras de requalificação das ruas Cónego Lacerda e Cónego Lacerda e do largo junto ao Santuário do Senhor Jesus dos Milagres, na freguesia dos Milagres, uma intervenção que pretende dotar a zona de maior conforto e atratividade e revitalizar a dinâmica da área. Num investimento de quase 750 mil euros, a empreitada tem uma duração prevista de 270 dias (cerca de nove meses) e inclui um conjunto de trabalhos que, segundo o vereador das Obras Municipais e Requalificação do Espaço Público, Ricardo Santos, “visam tornar o espaço mais agradável e aprazível para quem o frequenta, contribuindo para um futuro aumento do turismo, já que serão também melhoradas as condições para a realização das festas tradicionais da freguesia”.

Casos ativos de COVID-19 ultrapassam os 3 mil na Região Oeste

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste continua a sua cavalgada ultrapassando esta terça, feira, dia 12 de janeiro, os 3 mil (3.163) pela primeira vez desde o início da pandemia. Torres Vedras (721) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (664), Caldas da Rainha (386), Alenquer (385), Peniche (276) e Arruda dos Vinhos (203).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (143), Sobral de Monte Agraço (132), Lourinhã (95), Nazaré (81) Cadaval (46) e Bombarral (31).

Batalha prepara confinamento anunciado para todo o país e avança com medidas já terça-feira

A Câmara Municipal da Batalha no final da sua reunião desta segunda-feira, dia 11 de janeiro, face à avaliação da evolução epidemiológica no Concelho, considerada uma situação muito grave, e antecipando o confinamento anunciado para todo o País, decidiu manter o programa municipal de distribuição de máscaras e de apoio à população para a realização de testes à Covid-19, mas também irá implementar medidas de redução de contactos nos serviços municipais e no funcionamento das Escolas.

Câmara de Alcobaça vai realizar testes rápidos à COVID-19 nas escolas do concelho

O concelho de Alcobaça regista esta segunda-feira, dia 11 de janeiro, 642 casos ativos de Covid-19 e 25 falecimentos. “É por demais evidente o agravamento brutal da pandemia no nosso concelho. A subida vertiginosa destes números tem diversas explicações, mas o que é facto é que os números estão neste momento fora de controlo. O confinamento nacional que se prevê que seja anunciado na quinta-feira poderá ajudar a travar de alguma forma esta realidade muito preocupante”, escreve o presidente da Câmara de Alcobaça na sua página de Facebook. Também no concelho de Torres Vedras a epidemia cresce rapidamente, contando já com 689 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Freguesia de Pombal realiza tertúlia para analisar efeitos da pandemia no desporto

As modalidades desportivas têm sofrido um forte impacto na sua normal atividade com a pandemia que tem assolado o mundo e a nossa comunidade em particular. Para avaliar os efeitos das restrições impostas pelo combate a esta pandemia e partilhar os diversos pontos de vista sobre as formas de superar este contexto exigente que atravessamos no âmbito da prática desportiva, a Junta de Freguesia de Pombal vai promover uma tertúlia esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, pelas 18h30.

PSD questiona Governo sobre falta de condições no Tribunal de Concorrência em Santarém

O Grupo Parlamentar do PSD entregou uma pergunta dirigida à ministra da Justiça, no dia 8 de janeiro, a propósito da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão. O PSD refere que “notícias recentes dão conta da falta de condições no Tribunal de Concorrência, Regulação e Supervisão, que apenas tem uma sala para a realização de julgamentos, que ainda por cima é exígua e é partilhada pelas três magistradas que compõem esse tribunal”.

Torres Vedras irá criar rota de enoturismo em torno da Estrada Nacional 9

A Câmara Municipal de Torres Vedras encontra-se a desenvolver uma rota dedicada ao enoturismo. A rota irá acompanhar o percurso da Estrada Nacional 9 no Concelho, uma via estruturante que acompanha as áreas de maior concentração de vinha no território. Esta estrada liga Sintra (Lourel) à EN1 em Alenquer, passando por Montelavar, por Mafra, por São Pedro da Cadeira, por Torres Vedras e pela Carvoeira. Entre Lourel e Montelavar existe uma variante em formato de autoestrada, com a designação R 19.

Edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira recebe obras de melhoramento

A obra de requalificação do edifício da Junta de Freguesia de Vale de Figueira foi inaugurada este sábado, dia 9 de janeiro, por Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS),  Ricardo Costa, presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira, além de Inês Barroso e Cristina Casanova Martins, vereadoras da Câmara Municipal de Santarém

Grupo cénico Kaspiadas estreia peça de teatro no Facebook

Dia 9 de janeiro, sábado, às 21h30, o Kaspiadas vem ao Facebook perguntar – A que horas passa o autocarro? E vem perguntar do modo que melhor sabe, com uma peça de teatro que não pode perder – assista em direto e deixe um aplauso em www.facebook.com/kaspiadascpp. O Kaspiadas – Grupo Cénico da Casa do Povo de Pontével, tinha saudades do palco e do público. O público certamente também já tem saudades do Kaspiadas.

Praia da Nazaré conquista 2º lugar no Concurso Nacional “Praia Acessível – Praia para Todos”

O Programa “Praia Acessível – Praia para Todos” do Instituto Nacional para a Reabilitação em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal divulgou o resultado das 25 candidaturas ao Prémio em 2020, tendo atribuído à Praia da Nazaré o 2º lugar do Concurso Nacional.

Câmara de Santarém promove Assistentes Operacionais a Sapadores Bombeiros

A cerimónia de promoção de oito Assistentes Operacionais a Sapador Bombeiro na carreira de Bombeiro Sapador teve lugar, no dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. No âmbito do Decreto-lei 86/2019 de 02 de julho, os candidatos foram submetidos às respetivas provas de aptidão médica, conhecimento gerais, físicas e entrevista profissional de seleção.

Pandemia ‘baralha’ férias dos portugueses: 43% não acredita no fim das restrições sanitárias

Os portugueses estão ‘baralhados’ e muito indecisos quanto ao gozo de férias para 2021, sendo que 61% transitou em média 7 dias de 2020 para este ano, anunciou no dia 7 de janeiro, a empresa Fixando num inquérito a 6750 utilizadores sobre os planos de férias para 2021.

Município de Azambuja investe mais de 91 mil euros em 1258 cadeiras e secretárias para escolas

Todos os estabelecimentos do Ensino Básico do Concelho de Azambuja iniciaram este segundo período com secretárias individuais. O Município investiu uma verba superior a 91 mil euros na aquisição de 1258 mesas novas e igual quantidade de cadeiras.

Presidente da Câmara do Cartaxo partilha bolo-rei com as IPSS do concelho

Em Dia de Reis, o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro, assinalou a tradicional entrega de Bolo-Rei às IPSS do concelho com uma visita à Casa João Manuel – estrutura residencial da APPACDM de Santarém, localizada no concelho do Cartaxo.

Governo erradica amianto em 101 escolas da Região Centro

O programa nacional para a remoção de amianto de edifícios escolares recebeu, das Autoridades de Gestão dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, candidaturas provenientes de 149 municípios, pretendendo intervenções em 486 escolas.

Estratégia 2030 de Leiria propõe elétrico rápido entre Marinha Grande e a Batalha

Foi apresentado no dia 5 de janeiro, em reunião de Câmara, um documento de reflexão com as propostas no âmbito da Estratégia 2030 de Leiria, que reúne um conjunto de medidas para o desenvolvimento do concelho para os próximos dez anos, elaborado por Carlos André após a audição de cerca de 100 pessoas ao longo de quase um ano.

PSD questiona sustentabilidade da biodiversidade no âmbito das dragagens da Lagoa de Óbidos

Depois de ouvida a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos, os deputados do PSD voltam a questionar o Ministro do Ambiente e Ação climática sobre a Sustentabilidade da biodiversidade dos ecossistemas no âmbito das dragagens da Lagoa de Óbidos.

Leiria Christmas Market distribuiu mais de 86 500 cupões de participação no sorteio

Entre o final de novembro e 27 de dezembro de 2020, o comércio de Leiria ganhou um novo fôlego, com a iniciativa Leiria Christmas Market. Entre 120 estabelecimentos aderentes, foram distribuídos mais de 86 500 cupões de participação no sorteio e, para a edilidade, o balanço é muito positivo.

Câmara de Santarém inaugura obras de requalificação da Escola Básica de Gançaria

Inauguração das obras de requalificação da Escola Básica da Gançaria

Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, Inês Barroso, vice-presidente da autarquia, Joaquim Duarte Aniceto, presidente da Junta de Freguesia de Gançaria e Maria Helena Vieira, diretora do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques inauguraram, no dia 5 de janeiro, as obras de ampliação da Escola Básica de Gançaria.

Esta intervenção teve como objetivo criar um espaço adequado para os alunos poderem ter uma sala de refeições no seu estabelecimento escolar.

Ricardo Gonçalves referiu que esta era uma obra de extrema importância para a comunidade educativa, pois permite assim que os alunos desfrutem de espaço adequado para tomar as refeições e/ou para desenvolvimento de atividades extracurriculares, que tinham de decorrer numa associação local (próxima, mas fora do espaço escolar).

Novo refeitório

 

Por sua vez, Joaquim Duarte Aniceto expressou a sua felicidade com o facto de ter sido possível realizar a ampliação do edifício escolar, agradecendo todo o apoio da autarquia na obra que há muito era desejada.

    Fonte: IV|GRPC|CMS

Câmara Municipal de Torres Vedras aprova voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo

Carlos do Carmo

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, por unanimidade, na reunião desta terça-feira, dia 5 de janeiro, um voto de pesar pelo falecimento de Carlos do Carmo no dia 1 de janeiro.

Filho da fadista Lucília do Carmo, Carlos do Carmo passou por alguns dos principais palcos mundiais ao longo dos seus 57 anos de carreira artística. Conquistou o Prémio Goya, em 2008, na categoria de Melhor Canção Original com o Fado da Saudade. No mesmo ano, viria a atuar em Torres Vedras, no âmbito das Festas da Cidade.

Em 2014 venceu o Grammy Latino de Carreira, tornando-se no segundo artista português a conquistar um Grammy, o mais prestigiado prémio de música do mundo. Foi um dos principais embaixadores da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. Despediu-se dos palcos em 2019.

    Fonte: ACM|CMTV

Ascensor da Nazaré encerra para intervenção anual de manutenção

O Ascensor da Nazaré estará parado durante, previsivelmente, os próximos 45 dias para as habituais intervenções de manutenção prolongadas, que acontecem por esta altura, incluindo melhoramento nas carruagens.

Ourém, Porto de Mós, Torres Vedras e Chamusca nomeados “Municípios Amigos do Desporto”

Santarém recebeu, no dia 29 de dezembro, uma das sete cerimónias de reconhecimento dos “Municípios Amigos do Desporto”, da responsabilidade da Cidade Social e da Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (APOGES), cerimónia que contou com a presença do Doutor Pedro Mortágua Soares. Entre os municípios da região, Ourém e Porto de Mós receberam o Prémio Intervenção COVID-19 Recomendada| 2020. Torres Vedras e Chamusca receberam o Prémio Intervenção COVID-19 do Ano|2020. Porto de Mós recebeu o Prémio Presença Digital Recomendada| 2020 e Ourém o Prémio Presença Digital do Ano| 2020

8ª Encontro de Teatro de Pombal decorre de 8 a 10 de janeiro

O Teatro Amador de Pombal promove nos dias 8, 9 e 10 de janeiro o seu 8º Encontro de Teatro com o objetivo de dar a conhecer o trabalho artístico desenvolvido por grupos teatrais com quem tem vindo a desenvolver parcerias culturais.

EDP Distribuição investe 2,9 milhões de euros na Subestação de Benavente

A Subestação de Benavente, da EDP Distribuição, entrou em funcionamento no final de dezembro, depois de 16 meses de construção, tendo sido ligada ao sistema elétrico nacional. A obra, que teve um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros, tem uma potência de 20MVA e vai abastecer aproximadamente 5300 habitações e 23 clientes industriais.

Seis formas de manter a sua casa de madeira

Casa de madeira bem de conservada

Viver numa casa de madeira é uma experiência extremamente gratificante. É viver num ambiente mais saudável, com maior eficiência energética e em maior proximidade com a natureza. Contudo, viver numa habitação deste tipo tem também outro lado, mais desconhecido da maioria das pessoas: as casas de madeira requerem uma manutenção cuidada e atenta.

Em maestrocasas.pt encontra tudo o que precisa de saber sobre como manter a sua casa de madeira impecável, mas para facilitarmos a sua vida reunimos um conjunto de dicas que vão ajudar a que a sua habitação se mantenha tão atrativa, segura e cómoda como quando era nova.

1.      Ter atenção aos cursos de água e aos danos provocados pela água

A existência de declives perto da casa pode ter um grande impacto na forma como a água flui durante a época das chuvas. Uma manutenção inadequada dos cursos de água que circundam a habitação pode conduzir a danos estruturais.

Assim, é essencial garantir que a água que cai perto da habitação flui, sem qualquer impedimento, e não se concentra na estrutura. Também é importante identificar eventuais danos provocados pela água tão rapidamente quanto possível, para que se possa proceder desde logo à necessária reparação.

2.      Verifique o escoamento

Folhas e detritos podem entupir o escoamento, o que muitas vezes resulta na drenagem ineficiente da água. Como resultado, podem ocorrer infiltrações e até danos na estrutura da casa.

Uma solução simples para impedir que os detritos possam entupir os tubos de escoamento é colocar uma rede com malha fina e robusta no topo de cada calha. Desta forma, consegue-se impedir que objetos sólidos entrem nos tubos e provoquem os entupimentos.

3.      Limpe o terreno

O terreno em redor da habitação deve ser limpo, para que não exista qualquer vegetação a menos de 1 metro das paredes exteriores da casa. Esta simples medida contribui para afastar a água, insetos e outros tipos de detritos que poderiam afetar as paredes.

Adicionalmente, ao manter o terreno em redor da sua casa limpo, também a estará a proteger do risco de incêndio, especialmente se a habitação se localiza numa área arborizada.

4.      Ter atenção ao apodrecimento da madeira

Deve analisar regularmente o aspeto das paredes exteriores da sua casa. Caso repare em manchas negras ou com uma tonalidade entre o verde e o cinzento, poderá estar a identificar o surgimento de mofo ou bolor.

Em vez de ter que proceder a reparações regulares, é melhor investir na aplicação de um bom produtor protetor da madeira.

5.      Optar por beirais ou saliências

Um telhado com beirais ou saliências garante proteção adicional, permitindo que a casa não fique tão exposta aos elementos. Assim, para melhor conservação da sua casa de madeira é recomendável garantir que o telhado tem beirais com pelo menos 60 a 90 centímetros de profundidade.

6.      Plantar árvores nas proximidades

Em último ligar, recomenda-se que plante árvores nas proximidades, por forma a oferecer maior proteção à habitação. Quando colocadas de forma estratégica, as árvores podem ajudar a reduzir o impacto do vento na habitação.

Não esquecendo nunca que as árvores devem ser plantadas a uma distância segura da casa, para que em caso de incêndio o risco de o mesmo alastrar à casa seja reduzido.

Encontra mais informação e conselhos sobre a manutenção das casas de madeira no site da empresa maestrocasas.pt, uma empresa especialista na construção de casas de madeira.

Orçamento Municipal da Azambuja cresce mais de 40% em oito anos

Os órgãos autárquicos do Município de Azambuja aprovaram o Orçamento para o ano 2021 e as Grandes Opções do Plano para o período 2021/2025. No próximo ano, o Município contará com um orçamento de 23,1 milhões de euros. O documento evidencia a recuperação económico-financeira do município com uma subida superior a dois milhões de euros, face a 2020.

Orquestra Metropolitana de Lisboa atua no Concerto Solidário de Ano Novo em Santarém

Santarém volta a promover o já habitual Concerto Solidário de Ano Novo, no dia 8 de janeiro, pelas 20h00, no CNEMA, este ano pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida pelo maestro Sebastian Perłowski.
Esta é a 5ª edição do Concerto de Ano Novo, que tem mantido sempre o cariz solidário de apoio as três IPSS do concelho, para as quais reverte a totalidade da receita de bilheteira.

Mecenato no Centro Hospitalar de Leiria traz novas coberturas à consulta externa e ADR-SU

A Blocotelha executou e ofereceu ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL) a cobertura externa da nova ADR-SU – Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória dos Serviços de Urgência, bem como a ampliação da cobertura exterior da Consulta Externa, no Hospital de Santo André, em Leiria, ascendendo o investimento a 100 mil euros.

Freguesia de Pombal aprova maior orçamento da história no valor de 1,7 milhões

A Assembleia de Freguesia de Pombal, aprovou, no dia 30 de dezembro, no Teatro-Cine de Pombal, por maioria, com apenas três abstenções, o Orçamento e Grandes Opções do Plano da Freguesia para 2021.

Município da Batalha questiona ministro sobre Estação de tratamento de efluentes suinícolas

O ministro do Ambiente informou, no dia 30 de dezembro, numa visita à região, que a construção da Estação de Tratamentos de Efluentes Suinícolas em Leiria, não deve avançar, alegadamente pela falta de entendimento com os empresários do sector.

Marinha Grande aprova Fundo de Emergência Municipal para famílias vulneráveis

A Assembleia Municipal da Marinha Grande, na sua sessão de 28 de dezembro de 2020, deliberou aprovar o Regulamento do Fundo de Emergência Municipal de Apoio Social – Impacto Covid-19, anteriormente aprovado pela Câmara Municipal da Marinha Grande na sua reunião extraordinária do dia 21 de dezembro de 2020.

Câmara Municipal da Batalha distribui 50 mil máscaras nas escolas públicas do concelho

A Câmara Municipal da Batalha, através do seu serviço de Proteção Civil, está a distribuir 50.000 máscaras cirúrgicas junto de alunos, docentes e pessoal não docente de todas as escolas públicas do concelho – Pré-Escolar, 1º, 2.º e 3º Ciclos e Secundário, garantindo que toda a Comunidade escolaridade têm acesso a este equipamento de proteção individual.

Município de Alcobaça implementa medidas de confinamento no concelho

Cartaz

Em cumprimento do regime previsto no Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro de 2021, que regulamenta o estado de emergência decretado pelo Presidente da República, para o período 15 a 30 de janeiro, o Município de Alcobaça adotou as seguintes medidas:

  • Manutenção do regular funcionamento (com as medidas de segurança e higiene adotadas desde março de 2020) do mercado diário bem como o de sábado e de segunda-feira, realizados no Mercado Municipal de Alcobaça.
  •  Interrupção da realização do mercado semanal, de segunda-feira, junto ao MercoAlcobaça;
  •  Nas restantes freguesias realizar-se-ão apenas os mercados alimentares;
    · Atendimento nos edifícios municipais realiza-se apenas por marcação prévia por via telefónica ou email – consulte os contactos dos diferentes serviços municipais nas portarias de cada edifício ou no site do Município de Alcobaça.
  • Encerramento dos equipamentos desportivos e culturais municipais:
    o Piscinas Municipais de Alcobaça
    o Piscinas Municipais da Benedita
    o Piscinas Municipais de Pataias
    o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Alcobaça
    o Estádio Municipal de Alcobaça
    o Biblioteca Municipal de Alcobaça
    o Museu do Vinho de Alcobaça
    o Museu Raul da Bernarda
    o Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro
    · Proibição de realização de qualquer evento de natureza desportiva ou cultural durante o confinamento;
    · Realização de testes gratuitos ao Covid-19 a todo o corpo docente e auxiliares dos estabelecimentos escolares do concelho de Alcobaça;
    · Vacinação contra à Covid-19 aos funcionários e utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Alcobaça (parceria Câmara Municipal de Alcobaça e Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo)

    Consulte ainda mais informações sobre as medidas de combate à Pandemia, contactos úteis e Medidas Sociais Municipais.

        Fonte: GRPG|CMA

Voto antecipado para as Eleições Presidenciais 2021 decorre este domingo até às 19 horas

As Eleições Presidenciais de 2021, a decorrer em plena pandemia, trouxeram a novidade de o voto antecipado em mobilidade ter sido alargado a todos os eleitores recenseados no território nacional, desde que se inscrevessem previamente. Mais de quinhentas pessoas (564) responderam ao apelo da Câmara Municipal do Cartaxo e estão inscritas para voto antecipado em mobilidade. As mesas de voto vão estar abertas das 8h às 19h deste domingo, dia 17 de janeiro.

Câmara da Marinha Grande autoriza feiras e mercados apenas para venda de produtos alimentares

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande decidiu, reunidos que se verificam os requisitos previstos no artigo 17.º do Decreto da Presidência do Conselho de Ministros n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, nomeadamente as condições de segurança e observadas que sejam as orientações definidas pela DGS, no uso da competência a mim conferida, autorizar a realização das feiras e mercados, apenas para efeitos de venda de produtos alimentares.

Crianças entre os 5 e os 7 anos de escolas de Leiria apresentam bons resultados em competências pré-leitoras

Foram apresentados, na terça-feira, dia 12 de janeiro, os resultados do rastreio de competências pré-leitoras aplicado a um universo de crianças entre os 5 e os 7 anos, de sete agrupamentos de escola do concelho de Leiria.

Projeto Velhos Amigos em Alcobaça apoia idosos em isolamento social e carência económica

Velhos Amigos é um projeto que apoia idosos em situação de Isolamento Social e Carência Económica, através da mobilização da comunidade civil. Todos os sábados voluntários visitam os idosos, monitorizam o seu estado de saúde, fazem levantamento de necessidades várias e entregam refeições quentes, cedidas por restaurantes solidários.

Concerto de Dino D’Santiago inaugura este sábado em Leiria a Final Four Allianz Cup

O pontapé de saída da Final Four Allianz Cup será dado através de um concerto de Dino D’Santiago e que tem como convidada a leiriense Surma, este sábado, dia 16 de janeiro, às 22h30, em pleno relvado do Estádio Municipal de Leiria, num evento que irá contar com a transmissão nos meios digitais da Liga Portugal, nomeadamente Facebook e Youtube.

Lares e IPSS do concelho de Alcobaça vão receber esta semana a vacina contra a Covid-19

“É com enorme satisfação que anuncio que durante toda a próxima semana, todos os utentes e funcionários dos lares e IPSS do concelho irão ser sujeitos à primeira toma da vacina contra a Covid-19”, informou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça esta sexta-feira, dia 13 de janeiro. Segundo Paulo Inácio, trata-se de “uma megaoperação articulada entre a Câmara Municipal de Alcobaça e a ARS-LVT que durará de 2ª à 6ª feira com o objetivo de não deixar ninguém para trás.”

PSP detém 4 homens na Nazaré por furto no interior de residências

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Leiria, através da Esquadra da Nazaré, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, desenvolveu, entre as 7 h e as 10 h, do dia 13 de janeiro de 2021, na vila da Nazaré, uma operação policial de combate ao furto de interior de residências, que visou dar cumprimento de três mandados de busca domiciliária, dois mandados de busca em viaturas automóveis e dois mandados de detenção fora de flagrante delito.

Pedro Magalhães Ribeiro (PS) pede ao Governo para reconsiderar fecho do comércio local

   Pedro Magalhães Ribeiro apelou esta sexta-feira, ao Governo para reconsiderar o fecho do comércio local. O presidente socialista da Câmara Municipal do Cartaxo quer centros de estudos e de explicações abertos e contesta o encerramento de pequeno comércio que “está a ser castigado apesar do cumprimento estrito das normas da DGS e apesar de, na comunidade, nunca ter havido qualquer surto conhecido de transmissão a partir do comércio local”.

Alcobaça confina mas inicia obras da Zona Industrial da Benedita e do Pavilhão Multiusos

Alcobaça apresenta esta quinta-feira, dia 14 de janeiro, 694 casos ativos de Covid-19, 896 curados e 28 falecidos, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça. . Paulo Inácio informou também que estão a decorrer os procedimentos conducentes à despistagem e testagem de todo o corpo docente e auxiliares do concelho de Alcobaça.

GNR detém agente da PSP do Comando Distrital de Leiria por violência doméstica

Sede do Comando Distrital de Leiria da PSP

O Comando Distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública informou, no dia 14 de janeiro, ter detido esta quinta-feira, um polícia do Comando Distrital de Leiria, pelo crime de violência doméstica, fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado emitido pela entidade judicial competente. A detenção foi efetuada pela Guarda Nacional Republicana. Pelos factos que deram origem à detenção já se encontrava a decorrer um processo disciplinar contra o polícia agora detido. O polícia agora detido encontra-se desarmado e afastado do serviço por motivos de saúde.

    Fonte: CDL|PSP

Município do Bombarral distribui cobertores pelas famílias mais carenciadas

Ciente das dificuldades que muitos bombarralenses estão a sentir devido à pandemia da Covid-19, e atendendo às condições climatéricas, com temperaturas muito baixas, que se têm verificado nos últimos dias, o Município do Bombarral distribuiu cobertores pelas famílias com maiores carências económicas.

Município de Azambuja distribui 50 “webcams” pelas escolas do concelho

O Município de Azambuja adquiriu, e já distribuiu, 50 “webcams” destinadas aos vários estabelecimentos de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. O investimento municipal foi de cerca de 1.500 euros, dando cobertura a todos os estabelecimentos de ensino do concelho.

Porto de Mós é o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral a administrar a vacina da Pfizer

Porto de Mós foi o primeiro concelho do ACES Pinhal Litoral, do qual fazem também parte Leiria, Marinha Grande, Batalha e Pombal, a receber e administrar a vacina Pfizer contra a COVID-19. O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós iniciou a vacinação dos seus utentes e funcionários esta manhã.

Centro Hospitalar de Leiria mobiliza mais 150 camas em resposta ao aumento da pandemia

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) deliberou na sua reunião de dia 6 de janeiro, com efeitos a partir de 11 de janeiro, a reativação do nível III do seu plano de contingência do Serviço de Medicina Intensiva – Covid-19, passando a estar ativadas com possibilidade de serem ocupadas 15 camas de tipologia III* (10 no Serviço de Medicina Intensiva e cinco na Unidade de Cuidados Agudos Polivalente – UCAP), e 15 camas de nível II na UCAP. A decisão inclui ainda ativar o nível do Plano de Resposta Covid-19 – camas nível I, passando a haver uma distribuição de 120 camas, localizadas na torre nascente do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria.

Projeto Concertos para Bebés não abandona Leiria em 2021

O Município de Leiria e a companhia Musicalmente esclarecem que o projeto Concertos para Bebés não abandona Leiria em 2021, mas deixa de ter programação em todas as salas onde operava em situação de exploração da bilheteira no primeiro semestre.

Descontos nas portagens do Interior entram em vigor esta segunda-feira

No dia 11 de janeiro, entram em vigor novos descontos nas portagens nas ex-SCUT e autoestradas do Interior. Passageiros particulares frequentes e veículos de transporte coletivo de passageiros têm direito a novos descontos e veículos de transporte de mercadorias veem aumentados os descontos.

Distrital da JSD acusa Governo de promover o maior atentado ambiental do século em Leiria

A ETES (Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas) há largos anos reivindicada por vários autarcas e entidades da região não vai avançar, segundo declarações recentes do ministro do Ambiente, Matos Fernandes. Para a Distrital de Leiria da JSD, “já poucas dúvidas restavam de que o Governo tinha desistido do distrito de Leiria, mas tornava-se difícil acreditar que este governo estava disposto protagonizar o maior atentado ambiental do século.

Centro Hospitalar de Leiria tem condições para receber doentes urgentes com ou sem Covid19

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) foi confrontado este domingo, 10 de janeiro, com uma reportagem da TVI sobre dois utentes que se queixam de atrasos no atendimento. A Administração deu a sua versão dos casos, que foi considerada, pelo menos em parte, pela reportagem. O Centro Hospitalar de Leiria considera que o mais importante nesta altura não é analisar casos pontuais (o que é apenas relevante para corrigir e afinar procedimentos), mas deixar uma palavra de tranquilidade aos utentes do CHL e do SNS em geral e assegurar que, por enquanto, tem condições para continuar a receber doentes COVID urgentes e doentes não COVID urgentes.

Mercado Bimensal de Santarém tem novas medidas

A Câmara Municipal de Santarém, face ao estado atual de nível de Risco Muito Elevado e às últimas indicações do Conselho de Ministros de 7 de janeiro de 2021, informa que a lotação máxima do recinto do mercado bimensal em simultâneo é de 250 pessoas e a lotação máxima por banca está limitada a 2 vendedores e 2 clientes.

Região Oeste ultrapassa os 10 mil casos de COVID-19 desde o início da pandemia

O número de casos de COVID-19 na Região Oeste voltou a disparar ultrapassando este sábado, dia 10 de janeiro, os 10 mil desde o início da pandemia (10.077). Também o número de óbitos, infelizmente, ultrapassou os 200 (203). O número de casos ativos atingiu um novo máximo (2485), duplicando assim os números do final do ano. Torres Vedras (549) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguindo-se Alcobaça (422), Caldas da Rainha (346) Alenquer (265), e Peniche (234).  Acima da centena de  casos estão Arruda dos Vinhos (187),  Óbidos (129) e, Sobral de Monte Agraço (115). Os concelhos com menos casos são Lourinhã (79), Nazaré, (70), Cadaval (49), e Bombarral (40).

Santarém ultrapassou este sábado os 400 casos ativos de COVID-19

Com 60 novos casos, Santarém ultrapassou este sábado, dia 9 de janeiro, os 400 casos ativos de COVID-19 (408). Estão em vigilância ativa hoje 337 pessoas, tendo 1800 doentes recuperado desde o início da pandemia.  O concelho registou mais um óbito este sábado, somando 60 mortes desde o início da pandemia. No total, o concelho de Santarém registou já 2268 casos de COVID-19.

Ampliação da ALE de Porto de Mós será o maior investimento de sempre do concelho

O lançamento do concurso público para construção das infraestruturas de ampliação da Área de Localização Empresarial de Porto de Mós foi aprovado na reunião de Câmara do dia 7 de janeiro. Uma empreitada cujo valor base é de 4.212.234€, a obra de maior dimensão alguma vez lançada pelo Município de Porto de Mós, e que inclui a construção da rede viária, rede de abastecimento de água, redes de drenagem de águas pluviais e residuais, rede elétrica, rede de telecomunicações, rede de gás e construção de espaços verdes.
A par desta empreitada, o Município investiu nos últimos 2 anos cerca de 1,2 milhões de Euros na aquisição dos terrenos necessários para a sua ampliação.

Compal, Cruz Vermelha e produtores entregam Cabaz de frutas e legumes a famílias do Cartaxo

A Compal, a Cruz Vermelha Portuguesa e os Produtores Nacionais de frutas e legumes, dão as boas vindas a 2021 com uma mensagem de união e solidariedade, levando o melhor de Portugal com o melhor da natureza aos lares de famílias portuguesas. 

Área de Acolhimento Empresarial de Valado dos Frades concretiza a venda do último lote

A empresa municipal Nazaré Qualifica anunciou, no dia 7 de janeiro, a concretização da venda do último lote da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades, um lote com 30 mil metros quadrados, onde se irá instalar uma empresa do ramo da carpintaria industrial tecnológica.

Alcobaça e Torres Vedras ultrapassam os 400 casos ativos de COVID-19

O concelho de Alcobaça ao dia regista, no dia 7 de janeiro, 422 casos ativos de Covid-19, 789 curados e 21 falecidos. Em face destes números extremamente preocupantes,o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça anunciou na sua página de Facebook a convocação com urgência da Comissão Municipal de Proteção Civil para recolha de informações de todos os agentes de proteção civil e autoridades de saúde. Paulo Inácio informa ainda que o Governo da República deverá inevitavelmente reclassificar o concelho para o nível de risco “muito elevado”, à semelhança da maior parte da região Oeste. A 6 de janeiro, também o concelho de Torres Vedras contava 424 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

Centro Hospitalar do Oeste recebe 75 novos médicos para formação de Internato

Esta segunda-feira, 4 de janeiro, o Centro Hospitalar do Oeste acolheu um total de 75 médicos internos, que escolheram as Unidades de Caldas da Rainha e de Torres Vedras para completarem o seu processo de formação médica.  Em 2021, o CHOeste recebe 64 médicos da Formação Geral e 11 de Formação Especializada em Pneumologia (1), Ginecologia/Obstetrícia (1), Ortopedia (1), Medicina Interna (4), Cirurgia Geral (2) e Pediatria (2).

Exército descontamina instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda

Após ter sido dado por encerrado o surto no Lar de Nossa Senhora da Piedade, nas instalações da Associação para o Desenvolvimento de Cabeça Gorda, no concelho da Lourinhã, procedeu-se à solicitação de ativação da equipa de 24 militares do Exército Português, especializada na Defesa Biológica, Química e Radiológica, para descontaminação da ala COVID-19, no dia 6 de janeiro.

Centro Escolar de Famalicão está concluído e pronto para receber os alunos

O Centro Escolar de Famalicão está concluído, devendo a sua entrada em funcionamento acontecer em breve.  A empreitada da obra teve o valor de 1.844.734,50€, com a comparticipação de fundos europeus de 1.256.644,69€ e a participação da Câmara com 588.089,81€.

Região Oeste ultrapassa pela primeira vez a barreira de dois mil casos ativos de Covid-19

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste está a crescer exponencialmente, superando esta quarta-feira, dia 6 de janeiro, os dois mil (2062). Torres Vedras (396) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste, seguido agora de Alcobaça (362), Caldas da Rainha (304) e Alenquer (300). Contudo, há mais quatro concelhos a ultrapassar a centena de casos.

Município de Azambuja apoia com 20 mil euros unidades “multideficiência” nas escolas do concelho

   O Executivo Municipal de Azambuja aprovou, na reunião ordinária de 30 de dezembro de 2020, um apoio monetário de 5 mil euros a cada uma das quatro Unidades de Ensino Estruturado / Multideficiência existentes nos Agrupamentos de Escolas do Concelho, num total de 20 mil euros destinados à aquisição de equipamentos e materiais a incorporar nestas unidades.

Os Verdes pedem eletrificação urgente do troço ferroviário Caldas da Rainha - Louriçal

Estação da CP de Caldas da Rainha

O Partido Ecologista Os Verdes entregou na Assembleia da República, no dia 30 de dezembro, um Projeto de Resolução onde Recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

Exposição de motivos dos deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva

A Linha do Oeste é uma linha férrea centenária, que permite a ligação entre as regiões de Lisboa, Leiria e Coimbra, tendo um papel determinante na região Oeste, uma vez que a sua existência permitiu estimular as potencialidades deste vasto território e servir de motor do desenvolvimento económico e social das populações locais, ao longo da linha.

É do conhecimento geral os múltiplos problemas que ocorrem nesta linha ferroviária, oriundos da falta de investimentos ao longo dos anos, por imposições políticas que impossibilitaram a requalificação da linha férrea, a renovação e aquisição de material circulante, bem como limitaram a contratação de trabalhadores para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário.

Tais constrangimentos têm prejudicado fortemente todos quanto precisam e utilizam este serviço de transportes, sendo imensas as denúncias e reclamações dos próprios passageiros, da Comissão de Defesa da Linha do Oeste e até das estruturas sindicais dos trabalhadores, ao longo do tempo.

Em fevereiro de 2016 o Governo anunciava o Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020, identificando várias intervenções necessárias a realizar no país, nomeadamente ao nível dos corredores complementares, onde se incluí a Linha do Oeste, mas cuja modernização, que abrange por exemplo a eletrificação, a reabilitação de túneis ferroviários e a intervenção nos sistemas de sinalização e telecomunicações, apenas contemplava 88 quilómetros de linha entre Meleças e Caldas da Rainha.

A decisão de se requalificar apenas metade da Linha do Oeste foi desde logo contestada pelos utentes e a sua comissão, os autarcas da região e os partidos políticos, tendo Os Verdes recomendado ao Governo, em 2018, através de um projeto de resolução, que efetuasse as medidas necessárias para a reformulação do projeto de modernização da Linha, tornando o transporte ferroviário uma alternativa competitiva ao transporte rodoviário, pela redução dos tempos de viagem.

Em 2019, a Plano Nacional de Investimento 2030 apresentava várias medidas no Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, onde já inclui a eletrificação e a instalação de sistemas de sinalização e telecomunicações, no troço entre Caldas da Rainha e Louriçal.

No entanto foi também nesse ano, que o projeto de modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, cujo investimento total ascende a 155 milhões de euros, foi dividido em duas empreitadas. A primeira, entre Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, num investimento estimado em 68,5 milhões de euros para cerca de 43 quilómetros de via férrea, teve o concurso público publicado em julho de 2019, mas apenas foi adjudicada em março de 2020. O concurso para a segunda parte, a requalificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, com um valor estimado de 30,4 milhões de euros, foi publicado no passado mês de outubro.

É com preocupação que se verificam os sucessivos adiamentos dos prazos, pois poderá comprometer a modernização da Linha do Oeste entre Meleças e Caldas da Rainha, dentro do prazo de execução previsto para 2022, com a subsequente continuidade de degradação do serviço ferroviário e o afastamento dos utentes da Linha do Oeste.

Tal situação torna-se ainda mais grave quando na região tem sido difícil de implementar o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) na Linha do Oeste, nomeadamente nos passes dos utentes que se deslocam para a área metropolitana de Lisboa (AML). Apesar do valor do passe dentro dos concelhos da região ser mais baixo na ferrovia do que na rodovia, de modo a incentivar o uso do comboio, o mesmo não acontece aos utentes que se deslocam diariamente para a AML. Estes viram ser reduzidos os seus valores de passes em 30%, mas não foi aplicado o valor equivalente ao do autocarro. Como exemplo, sabe-se que um utente de Caldas da Rainha que se desloque para a AML de autocarro paga de passe mensal 80 euros, enquanto um utente da Linha do Oeste paga 150 euros.

Os Verdes consideram ser necessário e fundamental que o comboio seja uma verdadeira alternativa de transporte público na região, pelo que importa assegurar que os investimentos são executados urgentemente, e que as políticas relativas ao PART são aplicadas de forma equitativa nos transportes públicos ferroviário e rodoviário.

O Grupo Parlamentar Os Verdes apresenta o seguinte Projeto de Resolução, para que a Assembleia da República delibere recomendar ao Governo que tome as medidas necessárias com vista à urgente elaboração dos estudos de modernização e eletrificação do troço Caldas da Rainha – Louriçal e consequente projeto de execução, salvaguardando o funcionamento integral da Linha do Oeste e que providencie as diligências necessárias de modo a garantir aos utentes da Linha do Oeste o acesso ao tarifário reduzido por aplicação do PART, acabando com a discriminação ainda existente.

Município de Leiria cria Serviço de Vigilância Ambiental após declarações do ministro

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, admitiu esta terça-feira, dia 5 de janeiro, que a recente declaração do ministro do Ambiente em Leiria o deixou “apreensivo, na medida em que pode ser entendida como a demissão do Ministério perante a defesa do superior interesse ambiental da população que vive e visita esta região” e anunciou a criação de um sistema de vigilância que visa reduzir o número de crimes ambientais e o tempo de intervenção. Através de meios materiais e humanos, o serviço pretende ainda desenvolver ações de sensibilização e envolvimento da população na melhoria da qualidade ambiental do concelho de Leiria.

Hospital de Leiria abre Área Dedicada a Doentes suspeitos de Infeção Respiratória

A nova Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infeção Respiratória nos Serviços de Urgência, no Hospital de Santo André, já está a funcionar desde 3 de janeiro. A nova estrutura do Centro Hospitalar de Leiria permite garantir a resposta ao expectável agravamento da afluência devido ao crescimento da Covid-19 e ao aumento previsível de outras infeções respiratórias.

João Ferreira visita o Forte de Peniche, símbolo da luta pela liberdade e democracia

João Ferreira, candidato à Presidência da República, visitou, no dia 30 de dezembro, o futuro Museu Nacional Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche. Esta não é a primeira vez que a importância do Forte de Peniche como símbolo da luta contra o regime fascista é recordado em eleições presidenciais, já que há 12 anos, Manuel Alegre iniciou neste Monumento Nacional a sua campanha eleitoral.

Número de casos ativos de COVID-19 acelera na Região Oeste e atinge novo máximo

O número de casos ativos de COVID-19 na Região Oeste disparou no início do novo ano, atingindo este sábado, dia 2 de janeiro, um novo máximo (1599) desde o início da pandemia. Torres Vedras (301) volta a ter o maior número de casos ativos em todo o Oeste , ultrapassando Alenquer (253), seguindo-se Caldas da Rainha (271) e Alcobaça (190), Peniche (136), Lourinhã (110) e Arruda dos Vinhos (100).  Os concelhos com menos casos são Óbidos (72), Sobral de Monte Agraço (67), Cadaval (34), Nazaré (34) e Bombarral (31).

Nós nos Outros / Maria Helena da Bernarda: a arte de converter em livro uma elegia do saber ouvir

José Alberto Vasco

Foi há cerca de dois anos que a alcobacense Maria Helena da Bernarda fundou no Facebook a página Nós Nos Outros, tendo por contexto inspirador a ideia de que “nas histórias dos outros podemos encontrar o melhor de nós próprios”. Tem sido esse o ponto de partida para uma autêntica elegia do saber ouvir, que a fundadora da página tem potenciado no contacto direto e sem rede com as mais diferenciadas pessoas e personalidades, sem distinções de qualquer tipo que não sejam o entusiasmo da autora em ouvir os outros e a necessidade que todos temos de ter alguém que nos ouça e saiba ouvir.

 

A partir daí, Maria Helena da Bernarda meteu mãos à obra, o que signifi como arma irresistível aquele sorrir tão caraterístico da autora e a sua declarada disponibilidade para as ouvir. Cabe também referenciar que, além desses indivíduos sem potencial mediático, o lote de convidados de Nós Nos Outros inclui algumas personalidades públicas de reconhecidos méritos, enriquecendo ainda mais o conteúdo da sua produção final.

 

Concretizadas e organizadas as entrevistas, Maria Helena da Bernarda foi-as publicando diariamente na sua página, com um sucesso quase imediato, que dia a dia foi cimentando a adesão de seguidores, que recentemente passou os trinta mil, facto notável num portal que seduz pelos afetos que potencia e transmite, mas também pela qualidade e sensibilidade fotográfica que a autora evidencia em cada retrato que faz.

Maria Helena da Bernarda

A esse genuíno êxito junto dos heterogéneos cidadãos sucedeu o devido sucesso mediático e um crescimento potencial que todos os dias continua a elevar o nível de adesão aos preceitos que a autora inicialmente definiu para esta sua paradigmática e bem-sucedida produção facebookiana.

 

Foi com toda a naturalidade que o êxito digital atrás sublinhado potenciou o passo seguinte, agora evidente: a passagem e adequação do projeto Nós Nos Outros ao universo analógico, com a sua edição e publicação em livro.

 

O seu primeiro volume foi esta semana lançado no mercado e o mínimo que se poderá dizer é que faz inteira justiça ao generoso, gratificante e inspirador trabalho realizado por Maria Helena da Bernarda neste seu emblemático projeto, que além de uma belíssima edificação artística é também um precioso objeto de serviço público.

 

Contracapa e capa do livro

Este é seguramente um livro do saber ver, do saber ouvir e do saber sentir, que todos agora poderemos desfrutar e vivenciar em nossas casas. Um livro cinco estrelas, pois claro!

 

         José Alberto Vasco

S.A.Marionetas resistiu à pandemia e manteve a atividade (possível) em 2020

O grupo de teatro S.A.Marionetas divulgou o balanço (possível) de 2020, um ano atípico afetado pela pandemia de COVID-19. Em 2020, o grupo constituído por José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira começou o ano a receber o Prémio de “Melhor Música Original” pelo espetáculo Consonância com o pianista Daniel Bernardes, atribuído pelo blogue Guia dos Teatros. Logo depois, e como todos, o grupo teatral de Alcobaça ficou parado aguardando melhores dias.

Laura Varges protagoniza concerto de Natal "online" a partir do Moinho das Castanholas

A cantora cadavalense Laura Varges protagonizou, no dia 19 de novembro, o concerto de Natal promovido pelo Município, em formato “live streaming” para o Facebook, desde o Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas (Cadaval), tendo uma boa adesão à transmissão em direto.

Morreu o fadista Carlos do Carmo

Carlos do Carmo morreu esta sexta-feira, dia 1 de janeiro, aos 81 anos. O fadista, autor de grandes clássicos da música portuguesa, começou a cantar em 1964, na casa de fados dos pais “O Faia”. Em 2005, atuou no recém-requalificado Cine-Teatro de Alcobaça, um concerto memorável na cidade onde a sua mulher tem raízes familiares, que seguramente todos os que o puderam presenciar não esquecerão e que aqui recordamos.

Empreitada de recuperação e requalificação da Igreja de São João Baptista vai avançar

A Câmara Municipal de Tomar deliberou na última reunião do ano a adjudicação da empreitada de recuperação/requalificação da Igreja de S. João Baptista à empresa SIGNINUM – Gestão de Património Cultural, finalizando assim o concurso público realizado. Esta será uma obra no valor de 1.589.680,99€, candidatada pelo município a fundos europeus que a financiarão a 85%, em parceria com a Vigararia de Tomar.

Samuel Úria, Paulo Gonzo e Tiago Bettencourt em destaque no 1º trimestre do Teatro Virgínia

 O Teatro Virgínia em Torres Novas apresenta um trimestre de programação com nomes como Samuel Úria, Paulo Gonzo, Tiago Bettencourt mas também uma vasta oferta de espetáculos de teatro, dança e serviço educativo. A temporada inicia-se a 9 de janeiro com um concerto de Samuel Úria e o álbum Canções do Pós Guerra, num concerto que tem o propósito de conduzir o público numa viagem à criatividade do músico.

Testes rápidos de saliva para diagnóstico de COVID-19 chegam ao mercado português

A BioJam disponibiliza, a partir de 30 de dezembro, testes rápidos de saliva, sem o desconforto associado aos testes de antigénio que utilizam as zaragatoas. O novo sistema de diagnóstico permite detectar, em apenas 15 minutos e de uma forma não invasiva, possíveis casos positivos de COVID-19.