Leiria
Grupo NOV investe em energias renováveis na Sérvia
2021-10-29 17:22:23
O Grupo NOV Ambiente & Energia, de Leiria, assinou, neste mês de outubro, um acordo de cooperação com a Câmara Municipal de Golubac, na Sérvia, com vista à construção de um Parque Eólico e um Parque Fotovoltaico.
As apostas nas energias renováveis e a utilização de tecnologia amiga do ambiente têm sido princípios orientadores na sustentabilidade ambiental em muitos países europeus. A Sérvia, um país localizado na zona centro-oeste dos Balcãs, tem igualmente orientado as suas estratégias neste sentido.
O Grupo NOV Ambiente & Energia, através de uma empresa de direito local, celebrou um Acordo de Cooperação, com a Câmara Municipal de Golubac, um município localizado na região deBraničevoa pouco mais de 100 km a leste da capital Belgrado, para a construção de dois Parques: um Parque Eólico em Ponikve e um Parque Fotovoltaico em Usije, cada um com 10 MW de potência.
O projeto, para o qual já estão emitidas as autorizações municipais necessárias, tem um investimento total estimado em 15 milhões de euros.
A empresa está a proceder à verificação e certificação do regime dos ventos bem como à identificação das parcelas públicas e privadas a utilizar na instalação destes empreendimentos.Neste momento, encontra-se concluído o estudo do impacto do projeto sobre a migração das aves e sobre os morcegos.
Uma vez que o projeto tem contado com o apoio da Embaixada de Portugal na Sérvia, a assinatura do acordo contou com a presença da Embaixadora de Portugal, Maria Virgínia Pina, e do Cônsul, João Alvim, que se deslocaram a Golubac para a reunião conjunta.
O Grupo NOV Ambiente & Energia tem as atividades centradas em Portugal, através de três empresas principais – BioSmart, Bioenergias e Treciver – que atuam essencialmente na área de energias renováveis, gestão e tratamento de resíduos e águas, gestão e manutenção de infraestruturas de gestão ambiental, transporte e acondicionamento de resíduos, compostagem e valorização de orgânicos, engenharia e serviços eletromecânicos, entre outros.
Fonte: Midlandcom
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.