Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Certame decorre até 1 de novembro em Alcobaça

Novo presidente Hermínio Rodrigues inaugurou a tradicional Feira de São Simão

Inês Silva, Carlos Marques e Hermínio Rodrigues com um dos expositores

Já começou a Feira de São Simão. A tradicional feira realiza-se entre os dias 28 de outubro a 1 de novembro, no Mercado Municipal de Alcobaça, onde pode encontrar frutos secos e os passados, assim como outros produtos alimentares regionais: queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais, como as típicas broas de batata-doce, entre outras. A inauguração oficial decorreu esta sexta-feira, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Marques, e da vereadora da Cultura, Inês Silva.

Após a visita ao certame, onde teve oportunidade de provar alguns dos produtos típicos da época, Hermínio Rodrigues garantiu que estão reunidas “todas as condições de segurança para que este espaço possa receber os nossos munícipes e todas as pessoas, não só de Alcobaça mas também dos concelhos vizinhos, nos queiram visitar e vir ao encontro dos produtos secos”.

O edil disse que a Feira de São Simão “é o evento mais antigo do município de Alcobaça. É uma tradição que não podemos perder, pelo contrário cada vez mais temos que valorizar” e a aposta na animação é nos artistas locais. Hermínio Rodrigues destaca também “o sentimento da família” que se observa no certame e “já a pensar um pouco no Natal”.

Frutos secos e passados são os ex-libris da Feira de São Simão

O autarca sublinhou ainda que este é o primeiro evento que está a inaugurar. “É simbólico, vai ser o primeiro de muitos eventos de excelência que vamos fazer para as nossas gentes. Queremos trazer as nossas gentes para a cidade”, reiterou.

Já Inês Silva adiantou que a Feira de São Simão “é uma feira que alia dois fatores: o cultural e o económico” e que o município encetou um esforço para que seja uma “feira com todo o conforto e com todo o simbolismo forte em termos culturais e económicos”.

Em declarações ao Tinta Fresca, Paulo Caro, vendedor do concelho de Alcobaça, destacou a importância do certame “pelo dinamismo” que traz ao concelho bem como pela “oportunidade para fazer receitas após dois anos muito complicados”. Também João Lopes, vendedor de Torres Novas, considerou que estes eventos são muito “importantes para termos receitas após dois anos complicados com uma quebra de receitas muito grande”.

A Feira de São Simão realiza-se até 1 de Novembro, das 10h as 20h. A animação com os artistas do concelho, decorre todos os dias às 18h, sendo que no dia 29 está a cargo de Henrique Seira; no dia 30 de Francisco Peças; no dia 31 de Ana Andrade e, no dia 1 de novembro, será a vez de Ruben Palmeira, animar o evento. A entrada é livre.

       Mónica Alexandre

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.