Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/3

9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promove dia 5 de novembro exercício “A Terra Treme”

Exercício em sala de aula

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza esta sexta-feira, dia 5 de novembro, às 11h05, de norte a sul do país, a 9.ª edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “A Terra Treme” (www.aterratreme.pt).

É objetivo de “A Terra Treme” capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

A “A Terra Treme” é um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

A iniciativa, inserida na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, dá a conhecer as medidas e os comportamentos de autoproteção a adotar para a proteção de cada pessoa e, assim, contribuir para o incremento de uma sociedade mais consciente dos riscos e perigos a que está sujeita.

O exercício compreende a realização de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições publicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Além da população escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a outros sectores da sociedade civil.

Apesar do exercício ter expressão nacional, a ANEPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promoverá, a nível nacional, uma ação principal do exercício na Escola EB1JI Rómulo de Carvalho, em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANEPC irão, em parceria com as comunidades educativas locais, Associações de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício “A Terra Treme”, na data e hora convencionadas.

No Distrito de Santarém, a principal ação do exercício “A Terra Treme”, irá decorrer na Escola Secundária Artur Gonçalves, no concelho de Torres Novas, que irá contar com a presença do Sr. Comandante Operacional Distrital, para além das diversas ações que irão decorrer ao nível dos 21 municípios do distrito.

A participação poderá ser feita de múltiplas formas, designadamente:

–        A resposta a um inquérito destinado a aferir o grau perceção relativamente ao risco sísmico, o qual está disponível na plataforma online desta ação nacional de sensibilização, acessível em www.aterratreme.pt/inquérito;

–        A realização de sessões de esclarecimento (para os trabalhadores/colaboradores) dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo;

–        A divulgação na página Institucional e noutros suportes digitais, do envolvimento e participação da Instituição nesta iniciativa;

–        A divulgação através do correio eletrónico interno por todos os trabalhadores/colaboradores de informação sobre medidas preventivas e comportamentos de autoproteção a adotar em caso de sismo/tsunami;

–        O registo individual e/ou da Instituição no sítio digital www.aterratreme.pt;

–        A revisitação dos procedimentos preventivos e de emergência destinados a fazer face a um evento de sismo e/ou tsunami;

–        A realização de um exercício de teste à evacuação a 5-11-2021, data da realização do exercício “A Terra Treme”, assim como, dinamizando outras ações que possam enriquecer a agenda da iniciativa.

A “A Terra Treme” tem um website dedicado www.aterratreme.pt, que disponibiliza informações sobre o Exercício e recursos de divulgação (spot promocional do Exercício; o cartaz alusivo à 9.ª edição Exercício “A Terra Treme”, entre outros). Foi também criada a hashtag #ATerraTreme destinada a identificar nas redes sociais as publicações pessoais/institucionais relacionadas com a iniciativa.

A ANEPC/CDOS de Santarém convida os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt e a participarem como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança, e como forma de apoio e expressão pública do seu envolvimento no Exercício “A Terra Treme”.

Todos Somos Proteção Civil!

    Fonte: ANEPC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.