Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Troços da EN109, EN-109-9, EN349 e EN350

Município de Leiria recebe gestão de quatro estradas nacionais totalizando 47 km

Troço da EN349

A Câmara Municipal aprovou, esta terça-feira, dia 16 de novembro, por unanimidade, a aceitação da integração de troços de quatro estradas nacionais na rede municipal, através de um acordo de mutação dominial com a Infraestruturas de Portugal, entidade que terá de entregar uma comparticipação financeira de 2,7 milhões de euros para a realização de obras de conservação.

Os troços localizam-se na EN 109 (em toda a sua extensão dentro do concelho de Leiria), na EN 109-9 (que liga Monte Redondo à Praia do Pedrógão), na EN 349 (entre as Várzeas, Ortigosa, e Monte Real, até ao final da Rua Dr. Oliveira Salazar) e na EN 350 (desde a Rua Paulo VI, Leiria, até à Caranguejeira), num total de mais de 47 quilómetros de estrada.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, esta é uma “decisão estratégica”, que mostra o “reconhecimento dos municípios enquanto agentes mobilizadores”, sendo este um “dia importante, pois coloca-nos num outro nível na gestão das estradas nacionais”.

Troços da EN 109 e 109-9

“Estas vias e eixos são muito importantes, pois representam ligações estratégicas” ao concelho, adiantou o autarca, acrescentando que o investimento será aplicado em áreas mais “prementes”, como as zonas urbanas e as de menor segurança rodoviária, em coordenação com as Juntas e Uniões de Freguesia.

As duas novas rotundas previstas construir na EN 109, em Regueira de Pontes e na Ortigosa, estão incluídas no montante a receber, para além do alargamento do pontão da Aroeira, na EN 109-9, e da execução de passeios na EN 350, em Santa Eufémia.

Esta integração deverá ser ainda aprovada em sede de Assembleia Municipal e do Tribunal de Contas.

  Fonte: GRPG|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.