Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Doação integra um total de 1723 livros

Almirante Silva Ribeiro doa mais de 1700 livros à Biblioteca Municipal de Pombal

Almirante Silva Ribeiro

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, doou à Biblioteca Municipal de Pombal parte da sua biblioteca particular. A doação integra um total de 1723 livros que se encontram em fase de registo e catalogação.

A maioria das obras doadas centra-se em torno de temas como estratégia marítima, estratégia militar, política internacional, sociologia militar, história militar, história marítima e história da hidrografia. Inclui ainda alguns romances, exemplares de literatura juvenil, biografias, ensaios, entre outros.

O acervo, que será disponibilizado ao público em breve, será colocado numa estante própria, da Sala de Leitura de Adultos, que terá o nome de Almirante Silva Ribeiro, sendo catalogada de forma a facilitar o acesso livre às obras pelos leitores quando recorrerem à sua pesquisa na plataforma Biblionet.

Natural de Pombal, António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de guarda-marinha em outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia. Possui o Doutoramento em Ciência Política e o Mestrado em Estratégia. Possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.

Da sua folha de serviços constam vários louvores e condecorações. Em 2012 foi distinguido pela Câmara Municipal de Pombal com a Medalha de Prémio e Carreira, grau Ouro.

Exerce o cargo de Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas desde o dia 1 de março de 2018. Anteriormente, exerceu o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada, bem como as de Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Superintendente do Material, Diretor-Geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.