Percurso pedestre potencializará todo o valor patrimonial da ribeira
Câmara de Abrantes avança com candidatura do centro de interpretação da ribeira de Alcolobre
2022-02-06 11:25:25
Edifício da antiga escola primária do Crucifixo, na freguesia de Tramagal, vai voltar à propriedade da Câmara Municipal de Abrantes com o objetivo de ser o município a promover a requalificação deste espaço e a transformá-lo no centro de interpretação da ribeira de Alcolobre. Será o ponto de partida para um percurso pedestre que potencializará todo o valor patrimonial da ribeira, preservará a biodiversidade existente, fomentando a atratividade turística da freguesia de Tramagal, agregado à Grande Rota 12 E7, Caminho do Tejo.
O projeto global está estimado em €150.000,00, tendo sido apresentada candidatura para financiamento do projeto ao programa “Renovação de Aldeias”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, gerido localmente pela Tagus – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
O espaço da antiga escola estava cedido à Junta de Freguesia, através de protocolo, tendo sido apresentada uma candidatura a programa comunitário para o converter em albergue. No entanto, já após a aprovação, devido a uma alteração relativa à componente nacional, optou-se pela desistência da candidatura. Em consonância com o executivo da Junta de Freguesia de Tramagal, foi declarada a renúncia ao referido protocolo, formalidade ratificada na reunião do executivo municipal realizada no dia 25 de janeiro de 2022.
Ativo natural e arqueológico, a ribeira de Alcolobre marca o limite entre os concelhos de Abrantes (freguesia de Tramagal) e Constância (freguesia de Santa Margarida da Coutada) e desagua na margem esquerda do rio Tejo. Recentemente, a Direção-Geral do Património Cultural anunciou o arranque do processo de classificação do Sítio Arqueológico de Alcolobre, onde já foi descoberto um forno, umas termas e um balneário romanos, uma necrópole e uma barragem/represa.
Fonte: DC|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.