Próximo desafio realiza-se no domingo, dia 6 de março, na Serra do Branco
Rede de Percursos Pedestres para 2022 tem 16 percursos espalhados por todo o concelho de Leiria
2022-03-01 22:55:19
“Estamos de volta!” O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Leiria apresentou, na tarde desta segunda-feira, dia 28 de fevereiro, a rede de Percursos Pedestres para 2022, esperando que esta atividade volte a ter o impacto que tinha na comunidade antes da interrupção da programação devido à COVID-19.
“Nos dois eventos que conseguimos fazer no início de 2020, antes da pandemia, tivemos 1100 caminhantes em Amor e 2100 na Nascente do Lis. São números incríveis.”, sublinhou Carlos Palheiro, convicto de que a adesão não diminuirá.
“Esta pandemia trouxe-nos ensinamentos. As pessoas têm necessidade de ter contacto com a natureza, de momento de solicitação e de conhecimento do território.”
A prova é que toda a Rede de Percursos Pedestres foi “muito visitada” e, por isso, para o ano em que Leiria é a Cidade Europeia do Desporto, foi traçado um plano “muito ambicioso” e “abrangente”.
Serão 16 percursos, espalhados por todo o concelho, o que permitirá “perceber a diversidade que oferece”.
O calendário está definido e depois do Percurso Pedestre dos Moinhos do Rei, em Amor, a 13 de fevereiro, o próximo desafio realiza-se no domingo, dia 6 de março, na Serra do Branco, localizada na União de Freguesias de Colmeias e Memória.
Um trajeto “exigente, mas muito agradável”, que tem as inscrições abertas no novo portal da Leiria Cidade Europeia do Desporto (leiria2022.pt).
Neste site constará toda a programação para o corrente ano, as últimas notícias do desporto do concelho, a informação sobre os clubes, mas também uma porta aberta à inscrição de voluntários nos eventos previstos para 2022.
Voltando à Rede de Percursos Pedestres, continuará a haver limitações nas inscrições devido às condições impostas pela Direção-Geral da Saúde, e, também por isso, o Município resolveu aderir à Responsible Trails (responsibletrails.pt).
Nessa plataforma, que tem versões web e mobile, estarão digitalizados todos os percursos.
“Qualquer cidade, em qualquer momento”, poderá fazer o download de “forma espontânea” e, sem ter de estar enquadrado em iniciativas concertadas, fazer a caminhada em autonomia, com a família ou os amigos.
Dá acesso à imagem a três dimensões do trajeto, com toda a informação de distância, desnível acumulado e três pontos de informação específica.
Todos os caminhantes que fizerem o percurso poderão servir como fonte de informação sobre o estado do percurso, pois têm a possibilidade de alertar através da aplicação para qualquer facto que considerem relevante, como árvores caídas, zonas cortadas ou pontes danificadas.
Esta adesão do Município permitirá, também, “retirar carga” a alguns dos percursos mais sensíveis, como o Vale do Lapedo, que não permitem uma utilização intensiva e em grandes grupos.
Neste momento, na plataforma estão para já carregados dois dos Percursos Pedestres de Leiria: Nascente do Lis e Rota do Peregrino.
Fonte: GRPG|CML
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.