Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Festival e Academia Internacional de Metais Graves

Festival Gravíssimo! vai ser antecipado para junho e já tem inscrições abertas

Jim Self

Dia 1 de abril (e não, não é mentira): abriram as inscrições para os participantes na vertente de academia da 12.ª edição do Gravíssimo! – Festival e Academia Internacional de Metais Graves, o qual se realiza este ano de 25 a 30 de julho em Alcobaça (um mês antes da derradeira semana de agosto onde nos últimos anos este evento se concentrou).

Entre os artistas confirmados, contam-se para os internacionais Jim Self — veterano colaborador do compositor John Williams que encarnou a “voz da nave-mãe” no clássico de ficção científica “Encontros imediatos de 3.º Grau” — e Oren Marshall — que trabalhou com Radiohead e Bobby McFerrin ou em bandas sonoras como “O Cavaleiro das Trevas Renasce” e “Missão: Impossível — Fallout”, nomes a que se juntam ainda Daniel Perantoni, Demondrae Thurman (ambos da Jacobs School of Music – Indiana University Bloomington) e R. Winston Morris (College of Fine Arts – Tennessee Tech University Cookeville).

A nível nacional, Ricardo Antão (ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo), Gabriel Antão (1.º trombone na Tonkunstler Orchestra – Viena), Ricardo Carvalhoso (tuba na Munich Philharmonic) e Mauro Martins (EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã), são alguns dos nossos maiores talentos a quem se juntarão nas próximas semanas muitos outros intérpretes e embaixadores desta família de instrumentos, oriundos tanto de dentro como fora do país.

Aliando a forte (e renovada) aposta na formação — que regressa após um interregno de dois anos devido à crise pandémica — a uma série de concertos imperdíveis, o Gravíssimo! torna a contar com a direção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção.

Além de ser visto, e sentido, como uma vasta e intensa celebração da versatilidade dos instrumentos de metais graves (tuba, eufónio e trombone), o festival é desde há muito considerado um dos mais importantes do género a nível global.

As inscrições para a 12.ª edição decorrem de 1 de abril a 30 de junho de 2022, em 2 fases distintas, com prazos e valores que poderão ser consultados no site oficial (www.gravissimofestival.com) através do regulamento e da ficha de inscrição aí disponibilizados.

O Gravíssimo! é organizado pela Banda de Alcobaça e conta com o apoio da Direção-Geral das Artes e do Município de Alcobaça, sendo realizado em estreita colaboração com o Mosteiro de Alcobaça / Direção-Geral do Património Cultural.

Inscrições em http://bit.ly/gravissimo2022

 Fonte: DM|DC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.