Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/30

Destinadas à população com mais de 80 anos ou mais de 50 com patologias associadas

Centro de Saúde do Cartaxo já recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19

O Centro de Saúde do Cartaxo já recebeu as primeiras 250 vacinas contra a Covid-19 que serão administradas à população do concelho a partir desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. A informação foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Pedro Magalhães Ribeiro, na reunião de executivo que decorreu no dia 15 de fevereiro. As vacinas que ainda integram a fase 1 do Plano de Vacinação, vão ser administradas a partir do dia 17 de fevereiro, no Centro de Saúde do Cartaxo.

A Câmara Municipal do Cartaxo disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições para a administração das vacinas, mas o ACES Lezíria informou que não é possível deslocalizar o Centro de Vacinação. Os contactos com a população serão efetuados pelas unidades de saúde familiar. O presidente da Câmara Municipal apela à população para manter o nível de cumprimento das medidas de prevenção de contágio.

O autarca lembrou que o Plano de Vacinação contra a Covid-19 previa o início da vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos portadoras de patologias específicas, durante o mês de fevereiro.

 

Para o autarca, “o facto de estar assegurada a primeira entrega de 250 vacinas, é um sinal de que o Plano de Vacinação, apesar das dificuldades no acesso às vacinas, continua em marcha”, o que, para Pedro Magalhães Ribeiro, é um sinal de que “podemos manter a confiança, mas sempre colocando as nossas expectativas ao nível que a realidade permite”, destacando a necessidade de todas as instituições colaborarem e da população manter “o cumprimento das regras de prevenção de contágio, até porque este Plano de Vacinação será longo, a vacina demorará muito tempo até chegar à maioria da população. É um enorme alívio, um momento de confiança e de esperança, mas não é um momento de reduzir os cuidados e a prevenção”.

 

Câmara Municipal e juntas de freguesia disponibilizam apoio à autoridade de saúde local

 

Pedro Magalhães Ribeiro informou o executivo que a Câmara Municipal disponibilizou o Pavilhão Municipal de Exposições do Cartaxo para “que o processo de vacinação possa decorrer em segurança e com o maior conforto possível quer para os utentes, quer para os profissionais de saúde”.

 

O autarca explicou que o ACES Lezíria (Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria), decidiu manter o Centro de Saúde do Cartaxo, como centro de vacinação, o que será necessário por razões técnicas inerentes ao processo.

 

Não sendo possível, usar outro espaço, “a Câmara Municipal, com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil vai colocar tendas junto ao Centro de Saúde, para minimizar o desconforto de quem tiver de aguardar para receber a vacina”, afirmou o autarca, que manifestou especial preocupação “por serem pessoas maiores de 80 anos, ou sendo maiores de 50, terão situações de saúde já fragilizadas”.

 

A Câmara Municipal do Cartaxo, tal como disponibilizou recursos humanos de diversas áreas para realizar inquéritos epidemiológicos, avaliação de risco e identificação de pessoas para eventual isolamento profilático, também “já colocou os seus recursos humanos à disposição da autoridade de saúde, para a realização dos contactos com os utentes”, informou o presidente da Câmara Municipal, no que “fomos, desde o primeiro momento, acompanhados pelas juntas de freguesia que pela sua proximidade à população poderiam ter um papel muito importante na identificação das pessoas”.

 

O ACES Lezíria informou a autarquia que os contactos com os utentes seriam efetuados pelas unidades de saúde familiar (USF) e pela Unidade de cuidados de saúde Personalizados (UCSP), por razões que também se prendem com o processo administrativo inerente ao Plano de Vacinação.

 

A Câmara Municipal apela aos utentes que possam não ter a sua informação de contacto atualizada, que o façam junto da Unidade de saúde Familiar em que estiverem inscritos – USF D. Sancho I – 243 700 810 e USF Cartaxo Terra Viva 243 700 650.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.