Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Evento decorre nos dias 2 e 3 de maio, no Edifício da NERLEI

Politécnico de Leiria reúne tecido empresarial no III Encontro de Internacionalização de Empresas

Nuno Mangas, presidente do COMPETE

Reforçar a internacionalização do Ensino Superior Politécnico Português e dar continuidade à aproximação entre o mesmo e o meio empresarial, apoiando-o na sua internacionalização, é o objetivo dos Encontros de Internacionalização de Empresas (PPIN). O III Encontro, cuja organização está a cargo do Politécnico de Leiria, decorre nos dias 2 e 3 de maio, segunda e terça-feira, no Edifício da NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria.

A sessão de abertura do III Encontro de Internacionalização de Empresas tem lugar na segunda-feira, dia 2, pelas 14h30, com as intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, Maria José Fernandes, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), e Nuno Mangas, presidente do COMPETE.

Segue-se, às 15h00, uma apresentação sobre “Transferência de conhecimento: As instituições de ensino superior e o seu papel na conexão internacional”, a cargo de Cleber Cristiano Prodanov, reitor da Universidade Feevale (Brasil). Quando forem 15h30, decorre a apresentação de Armando Pires, presidente da EURASHE, acerca do tema “A importância das Universities of Applied Sciences para a internacionalização das regiões (UASiMAP)”.

“Internacionalização de Empresas – Perspetiva das Empresas” é o mote do primeiro debate, agendado para as 16h30, com moderação de Anabela Martins, pró-presidente do Politécnico de Bragança. Para as 20h00 está marcado um jantar conferência, que vai contar com as intervenções de Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e Ruaidhri Neavyn, consultor do Ensino Superior da Irlanda.

Os trabalhos do Encontro retomam na terça-feira, dia 3, pelas 10h00, com um segundo painel de debate em torno do tema “Internacionalização de Empresas – Perspetiva das Unidades de Investigação e Incubadoras”, moderado por Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria. “Internacionalização de Empresas – Perspetiva de Diplomados” é o tema do terceiro painel de debate, com início às 11h00 e moderação de Artur Romão, pró-presidente do Politécnico de Portalegre. A manhã termina com a intervenção de Paula Casari Cundari, diretora de Relações Internacionais da Universidade Feevale (Brasil), sobre a temática “A integração de ecossistemas potencializando a internacionalização das empresas”.

A partir das 14h00 estão agendadas visitas a empresas e unidades de investigação, nomeadamente a DRT Group, em Leiria, e a MATCERÂMICA – Fabrico de Loiça, na Batalha.

Os Encontros de Internacionalização de Empresas (PPIN) pretendem envolver o tecido económico das regiões com o objetivo de transmitir aos mercados-alvo uma imagem coletiva do tecido empresarial e do Ensino Superior Politécnico, mostrando aos potenciais mercados internacionais e entidades representativas locais as condições e infraestruturas, e a articulação com as empresas para o reconhecimento internacional através da inovação.

Mais informações sobre o III Encontro de Internacionalização de Empresas e o respetivo programa podem ser consultados em https://bit.ly/3MytGjl.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.