Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/28

Principal eixo de ligação entre Castelo Branco e Figueira da Foz

Deputados do PS recomendam ao Governo a requalificação do IC8 que passa por Figueiró dos Vinhos, Ansião e Pombal

IC8 em Ansião

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelos círculos de Leiria e Castelo Branco submeteram à Assembleia da República um projeto de resolução em que recomendam ao Governo que dê concretização à requalificação do IC8, assegurando uma intervenção em toda a sua extensão de forma a aumentar as condições de segurança deste itinerário.

Os parlamentares do PS justificam que o IC8 é o principal eixo de ligação entre Castelo Branco e Figueira da Foz, tendo particular importância para a zona do Pinhal interior no Distrito de Leiria.

“Por esta via de comunicação circulam em grande número, todos os dias, em movimentos pendulares, trabalhadores dos setores privado e do setor público, nomeadamente das áreas do comércio, da saúde, da construção civil e do ensino. As deslocações a consultas de especialidade ou a atendimentos de emergência médica especializada fazem com que a circulação de veículos de emergência médica seja também uma constante”, aponta-se no diploma.

No texto, explica-se ainda que os Serviços Regionais de Coordenação implicam deslocações frequentes utilizando esta via de comunicação e que a alternativa em transporte ferroviário não é eficaz temporalmente, sendo que os restantes transportes públicos circulam também no IC8.

Neste contexto, os deputados socialistas dos distritos de Leiria e de Castelo Branco consideram prioritário realizar uma intervenção nesta via, com alteração e requalificação do traçado e perfil, que garanta uma adequada mobilidade e também uma maior segurança rodoviária.

Assim, no projeto de resolução recomenda-se ao Governo a concretização da requalificação do IC8, assegurando uma intervenção em toda a sua extensão que contemple, em especial, as medidas necessárias para aumentar as condições de segurança da via no troço entre Pombal e Avelar, tendo em conta as conclusões de uma inspeção de segurança.

Na iniciativa legislativa, que tem entre os subscritores o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, assim como os deputados Cláudia Avelar Santos, Carlos Pereira, Hugo Costa, Sara Velez, Salvador Formiga, Jorge Gabriel Martins, Nuno Fazenda, Paula Reis e Tiago Monteiro, recomenda-se ainda que o executivo garanta as fontes de financiamento para a requalificação da via, incluindo os fundos comunitários do PNI2030.

Fonte: GP|PS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.