Próximos dias trazem uma vaga intensa e histórica de grandes espetáculos
Cistermúsica promete algumas das mais altas temperaturas artísticas da atual edição em vários pontos do país
2022-07-14 20:58:16
Depois de mais um inesquecível fim de semana de concertos, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça promete nos próximos dias trazer a Alcobaça (e ao país) uma das maiores vagas de espetáculos de excelência em toda a sua história — não só no capítulo da quantidade e da diversidade como no da qualidade.
Altas temperaturas artísticas que começam a registar-se já nesta quinta-feira, dia 14 de julho, às 21h30, no Claustro da Hospedaria do Mosteiro de Alcobaça onde a guitarra e a viola braguesa de Manuel de Oliveira se apresentará em trio com João Frade (acordeão) e Sandra Martins (violoncelo). Aqui se interpretará o álbum Entre-Lugar, com tributos a José Afonso e Paco de Lucia, sem deixar de revisitar temas de Ibéria e Amarte.
Um dia depois, a 15 de julho, às 21h30, a Cerca do Mosteiro de Alcobaça recebe Romeu e Julieta, um bailado de dança contemporânea pela companhia Quorum Ballet. Esta produção nasce do desejo do diretor e coreógrafo Daniel Cardoso de continuar a trabalhar os clássicos, apresentando uma nova criação inspirada numa das obras mais conhecidas de Shakespeare e indubitavelmente uma das obras-primas mais revisitadas da história da literatura.
O dia de programação Non Stop regressa ao Mosteiro de Alcobaça. No sábado, dia 16 de julho, a maratona Non Stop está de volta a vários espaços do Mosteiro de Alcobaça, iniciando-se logo às 17h00, no Celeiro, com o Quarteto Camões, formação que em resposta a um desafio proposto por este Festival propõe um programa com três figuras centrais da composição em Portugal, António Victorino d’Almeida, Alexandre Delgado e Eurico Carrapatoso.
Um pouco mais tarde, às 19h00, no Claustro da Hospedaria, podemos também assistir à estreia de um imperdível ciclo de canções sefarditas para coro misto e piano, intitulado Sefarad Project – En Tierras Ajenas, desempenhado por Filipe Raposo e pelo Coro ECCE, sob a direção de Paulo Lourenço.
Pela noite, às 21h30, o Refeitório acolhe um dos grandes destaques da atual edição do Cistermúsica: o ensemble vocal Ars Choralis Coeln, dirigido por Maria Jonas, que recupera a obra visionária Ordo Virtutum de Hildegard von Bingen, transcrita do original para esta nova produção. A atuação pretende ser uma viagem visual e acústica através do tempo e pelo mundo da música e do misticismo daquela época distante que hoje torna a estar tão próxima. Este concerto será transportado no dia seguinte, 17 de julho, ao Mosteiro de Arouca, às 15h00, em parceria com o Município local e inserido na Rota de Cister, cujo Patrocinador é a Fundação Millennium BCP.
Nessa mesma data, às 17h00, a programação Redes renova a sua parceria com o Município de Porto de Mós, levando Remember Jobim até ao belo e natural espaço da Lagoa do Arrimal, um concerto de revisitação de alguns dos temas mais conhecidos de António Carlos Jobim através de um quarteto de jazz e voz.
Ainda no domingo, às 19h00 e de novo no Mosteiro de Alcobaça, o EVA – Ensemble Vocal Aura surge na Sala do Capítulo, sob a direção artística de Inês Tavares Lopes, para mostrar Blooming Winds, um programa com música do e para o feminino, que percorre obras de Amy Beach (1857 – 1944) e Sarah Quartel (1982 -) que nos conduzem dos finais do século XIX até à contemporaneidade.
Por fim, dia 19 de julho, às 21h30, na Aula Magna em Lisboa, o Festival abre portas ao The Black Heritage Choir num tributo a uma das mais geniais vozes da música negra americana: Aretha Franklin. Noite de celebração e noite de evocação de um dos mais belos discos da música popular do século XX: Amazing Grace (que comemora 50 anos) foi o álbum mais vendido da cantora afro-americana e na história do gospel. The Black Heritage Choir, que contará com a presença em palco de Katie Graham como solista e a direção de Jerry C. Smith, é uma seleção de cantores do Mississippi Mass Choir, um dos mais reconhecidos e históricos coros do gospel tradicional. Este espetáculo integra a programação Redes e tem a parceria da Junta de Freguesia de Alvalade.
O Cistermúsica tem como Mecenas o BPI / Fundação “La Caixa” e como Patrocinador Principal a Égide – Associação Portuguesa das Artes.
Bilhetes à venda em: https://blueticket.meo.pt/Tags/cistermusica
Fonte: DM|DC|AMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.