Edição: 289

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/12/3

Com palestra, livro, monumento e concerto pela Banda da Força Aérea

Batalha associa-se aos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul com programa comemorativo

Cartaz

A travessia aérea do Atlântico Sul constitui o principal feito aeronáutico, sendo mesmo considerada histórica esta efeméride. Deve-se a Gago Coutinho e a Sacadura Cabral tamanha audácia e engenho num feito histórico que orgulha todos os portugueses.

Ciente da importância desta efeméride, a Câmara da Batalha acolhe no domingo, 2 de outubro, um conjunto de iniciativas com o intuito de assinalar esta relevante realização.

O programa inicia-se às 14h30, na Praça Mouzinho de Albuquerque, com a inauguração de um monumento alusivo ao Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, da autoria do artista e designer Rui Basílio.

Segue-se às 15h00, na Galeria Mouzinho de Albuquerque, a inauguração da exposição itinerante alusiva a esta efeméride. O programa prossegue depois, às 15h30, no Auditório Municipal, com a realização da cerimónia comemorativa que contará com uma preleção pelo Capitão-de-Fragata Baptista Cabral sobre a Travessia Aérea do Atlântico Sul, seguindo-se a apresentação da obra “A Aviação na Imprensa de Leiria”, da autoria do investigador leiriense Joaquim Santos. Serão ainda distinguidos nesta iniciativa os trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha sobre a travessia aérea.

O programa termina às 17h00, com um concerto pela Banda da Força Aérea na Igreja do Mosteiro, com entrada gratuita.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.