Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Estimando-se atingir 4.000 famílias nesta fase inicial

Projeto “Ecoponto à Porta” implementado em Santarém

Entrega dos ecopontos domésticos

A implementação do projeto “Ecoponto à Porta” no concelho de Santarém teve início no dia 10 de outubro, na zona de Jardim de Baixo, com a entrega de ecopontos domésticos em várias moradias.

Neste primeiro dia da iniciativa, acompanhado pelos Executivos da Câmara e da União de Freguesias da Cidade de Santarém, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, referiu que “este projeto é mais uma aposta do Município para aumentar o nível de reciclagem dos resíduos do concelho, desta vez, numa ação de maior proximidade junto dos munícipes. Todos nós temos o dever de cuidar melhor do nosso planeta e são estes pequenos gestos que nos vão ajudar a ter um futuro mais verde.”

O projeto promovido pela RSTJ, com o apoio do Município de Santarém, tem como principal objetivo tornar o processo da separação seletiva de resíduos mais fácil e cómodo, com vista a aumentar os quantitativos de resíduos encaminhados para reciclagem, dando um contributo para alcançar as metas comunitárias estabelecidas pela União Europeia e tornar a Economia Circular uma realidade para a sustentabilidade do Planeta.

Autarcas e técnicos do projeto

Enquanto projeto-piloto, a implementação vai ocorrer em zonas consideradas com maior potencial para receber este modelo de gestão de resíduos urbanos e, a médio prazo, estima-se que este projeto seja alargado às freguesias rurais do concelho de Santarém.

Num primeiro momento, os técnicos da RSTJ, devidamente identificados, vão contactar diretamente com os munícipes moradores nas primeiras zonas da cidade de Santarém abrangidas pelo projeto, nomeadamente, Jardim de Baixo, Jardim de Cima, Outeirinho, S. Bento, Bairro dos Combatentes e Choupal, Sacapeito e Portela, sensibilizando-os para a adesão a esta iniciativa e esclarecendo todas as questões.

Assim, nesta fase inicial, estima-se atingir 4.000 famílias, que aquando da adesão, recebem um mini ecoponto doméstico, composto por três contentores de 45 litros, para a separação de embalagens (papel/cartão, plástico/metal e vidro).

Para mais informações, pode aceder ao link https://www.resitejo.pt/ecoponto-a-porta/

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.