Obra multiformato será lançada no dia 10 de dezembro
Livro “As Aventuras da Raposa 4G” torna acessível a todos procedimentos em caso de acidentes graves ou catástrofes
2022-12-07 23:13:34
É um livro multiformato, intitula-se ‘As Aventuras da Raposa 4G’ e tem como propósito permitir o acesso de todos os cidadãos, de forma inovadora e inclusiva, a informação útil sobre procedimentos a adotar em caso de acidentes graves ou catástrofes. A obra resulta de uma parceria entre o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria, a ADASCO/CLDS 4G – Projeto Sentir o Território e as freguesias do Norte de Leiria, e será apresentada no próximo dia 10 de dezembro (sábado), pelas 15h00, na Lagoa da Ervedeira, no Coimbrão.
O livro resulta da implementação da atividade “Informar para proteger”, do Plano de Ação do CLDS 4G Leiria – Projeto Sentir o Território, cuja entidade coordenadora local é a ADASCO – Associação de Desenvolvimento e Apoio Social do Coimbrão e a entidade promotora do município de Leiria, tendo iniciado em março de 2020, com a duração de 36 meses.
A atividade tinha como objetivo a criação e disponibilização de diferentes materiais que permitissem o acesso de todos os cidadãos, de forma inovadora e inclusiva, a informação útil sobre procedimentos a adotar em caso de acidentes graves ou catástrofes, considerando o eixo obrigatório dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS).
Entre os vários materiais criados por este projeto, como um guia prático de medidas de autoproteção e folhetos informativos e inclusivos, o livro apresentou-se como um desafio para que fosse possível, de forma lúdica e pedagógica, difundir informação útil, necessária e inclusiva a crianças e jovens, com referência a personagens e locais do território com que se identificassem.
«Consideramos ter construído um importante material de trabalho, pedagógico e totalmente inclusivo, na área da prevenção no contexto da proteção civil, mas também ter um contributo pertinente no trabalho social, intervindo na igualdade e inclusão de todos e na divulgação das várias linguagens, desejando que venha a ser amplamente difundido e útil», afirma Célia Sousa, coordenadora do CRID.
O livro é único, tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado, braille e audiodescrição das ilustrações para crianças cegas ou com baixa visão, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, incluindo um código QR, que remete para as versões áudiolivro (dramatizado com as diferentes personagens) e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas. O livro conta ainda com uma versão em 3D da personagem principal, para que as pessoas cegas a possam sentir, e um jogo em realidade virtual.
«Desde 2010 que temos vindo a desenvolver o conceito de livro multiformato. Ao longo da última década estudamos e investigamos o conceito do livro para todos num único exemplar. Pretendemos que o livro seja em si mesmo um “produto” para trabalhar a inclusão e a equidade desde muito cedo, junto das crianças. Tendo nós em Portugal uma legislação que nos diz que as crianças aprendem todas juntas, importa desde cedo sensibilizar para os diferentes tipos de leitura através dos diferentes formatos. Acreditamos que no futuro, através dos livros, podemos chegar a todas as crianças e famílias de uma forma natural», acrescenta Célia Sousa.
Fonte: Midlandcom
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.