Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/28

Assembleia Intermunicipal aprova moção do PSD manifestando satisfação com a calendarização proposta

Ministro da Saúde propõe início da construção do novo Hospital do Oeste em 2024

Sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste

O PSD apresentou uma moção na Assembleia Intermunicipal do Oeste sobre o novo Hospital do Oeste, no dia 19 de dezembro, que foi aprovada por unanimidade.

O texto recorda que, no dia 21 de novembro, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, esteve em Torres Vedras, num encontro com os presidentes de Câmara que integram a Comunidade Intermunicipal do Oeste, onde lhe foi entregue o relatório final do Estudo sob o Futuro da Política Pública da Saúde do Oeste, ou seja do futuro Hospital do Oeste.

A Assembleia Intermunicipal do Oeste manifesta satisfação com os compromissos assumidos pelo novo ministro da Saúde, Manuel Pizarro: até ao final de março de 2023 definir a localização do novo hospital e, até final de setembro definir o “perfil assistencial”, isto é definir quais as valências e serviços que o novo hospital vai disponibilizar à população da região.

Avançou ainda o ministro da Saúde que equaciona a hipótese de se avançar com uma parceria público-privada para a construção do novo Hospital do Oeste, situação que não nos merece qualquer opinião ou comentário, no entanto, para a AIO, era importante ter sido incluída no Orçamento de Estado para 2023 uma referência ao Hospital do Oeste.

Os deputados intermunicipais consideram ter sido dado um passo importante neste processo e, por esse facto, a Assembleia Intermunicipal, por proposta do grupo do PSD,  manifesta a sua satisfação com o compromisso alcançado com o ministro da Saúde e com o Governo.

“Tendo em conta o atual panorama que se vive no setor público de saúde na nossa região, esperamos que esta iniciativa venha a potenciar a celeridade necessária no encontro de soluções para um novo Hospital no Oeste que urge em ser construído no curto prazo possível pelo futuro da saúde e dos cidadãos no Oeste”, refere a Moção.

Face ao anteriormente exposto, a Assembleia Intermunicipal manifesta publicamente a sua satisfação pelo compromisso assumido pelo ministro da Saúde e pelo Governo de ter até março de 2023 a definição da localização do novo Hospital do Oeste, até setembro a definição do “perfil assistencial” do hospital, e início do processo de construção em 2024.

A Assembleia Intermunicipal do Oeste manifesta assim a obrigatoriedade de o novo centro hospitalar do Oeste ser uma unidade de saúde que corresponda às necessidades de todos os Oestinos, e que em complementaridade se desenvolva todos os esforços para garantir melhores condições de acesso à saúde em todos os municípios.

A moção foi enviada ao Governo, ao Ministro da Saúde, à Comissão de Saúde da Assembleia da República, aos deputados eleitos pela região e a todas as Assembleias Municipais.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.