Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

13.ª edição do Prémio Pedro Matos está de regresso para alunos do ensino secundário e básico

Politécnico de Leiria desafia alunos e professores a refletir sobre “Matemática e o Planeta Terra”

Cartaz

O Politécnico de Leiria acaba de lançar a 13.ª edição do Prémio Pedro Matos, subordinada ao tema “Matemática e o Planeta Terra”. O concurso destina-se a alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, que podem participar individualmente ou em grupo (máximo de três alunos), nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior”, respetivamente. Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador.

O concurso deste ano pretende desafiar alunos e professores a refletir sobre diversas temáticas com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do Planeta, considerando que a matemática pode colaborar significativamente nesse processo, auxiliando em áreas como a geografia e desastres naturais, população e pandemias, meio ambiente e recursos naturais, meteorologia e mudanças climáticas, e outras áreas enquadráveis.

Os interessados deverão realizar a sua pré-inscrição online até ao dia 7 de maio, sendo que a candidatura e entrega dos trabalhos decorre até dia 14 de junho. Nas categorias “Prémio Pedro Matos” e “Prémio Pedro Matos Júnior” serão premiados os três melhores trabalhos. Os projetos elaborados serão expostos no evento “Mat-Oeste 2021”, a realizar-se em data a definir, onde decorrerá a entrega dos prémios.

As normas e o regulamento do concurso podem ser consultados em https://premiopedromatos.ipleiria.pt/.

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despontar novos jovens talentos.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.