Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Intitulado PERLA

Município de Leiria cria plano de intervenção nos 1600 km de linhas de água do concelho

Rio Lis

PERLA – Plano Estratégico para a Reabilitação das Linhas de Água é o nome do documento que o Município de Leiria apresentou esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, em reunião de Câmara, um estudo que faz o diagnóstico e o levantamento dos problemas existentes, bem como a definição das ações a desenvolver a curto, médio e longo prazo nas linhas de água.

Segundo o vereador do Ambiente, Luís Lopes, este é um “documento agregador de todas as intervenções que são necessárias executar no concelho” e “uma importantíssima ferramenta de apoio à decisão”, com ações de aplicação a diversos prazos nos 1600 quilómetros de linhas de água que existem no concelho.

O PERLA define como objetivos estratégicos a melhoria da qualidade da água e da prevenção contra riscos de cheias, inundações e secas, assegurar a proteção dos locais de recarga de aquíferos, captações ou zonas vulneráveis e assegurar a livre circulação das águas por caudais líquidos e sólidos em qualquer situação hidrológico, sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens.

Pretende-se ainda prevenir os efeitos da erosão hídrica, transporte e deposição de sedimentos, através da melhoria da integridade do leito e margens, conservar habitats e o estabelecimento de fauna e flora ribeirinhas e valorizar ambiental e paisagisticamente as linhas de água e as áreas adjacentes, renaturalizando e controlando espécies exóticas e invasoras.

A relação da população com as linhas de água não foi esquecida, por isso o PERLA visa também a aproximação ao meio natural como forma de melhorar a qualidade de vida e aprofundar o conhecimento das populações sobre os recursos hídricos.

No documento, encontram-se estabelecidos e hierarquizados os objetivos de intervenção e as soluções a aplicar para cada uma das cinco tipologias de linha de água definidas, com recomendações de boas práticas, métodos e técnicas para preservação dos meios hídricos, para além dos 18 pontos e 26 troços considerados críticos e prioritários.

   Fonte: DCRP|CML

Contagem de palavras: 310   Última edição por Mário Lopes, em 9 de Fevereiro, 2023 às 9:03

Imagem de destaque

Publicar

 Estado: Rascunho Editar estado
 Visibilidade: Público Editar visibilidade
 Publicar imediatamente Editar data e hora

Campos personalizados

Nome Valor

 

Adicionar novo campo personalizado:

 Criar novo

Os campos personalizados podem ser utilizados para adicionar metadados extra num artigo que pode utilizar no seu tema.

Categorias

Etiquetas

Estatísticas de acessos

Este artigo ainda não está publicado.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.