Intitulado PERLA
Município de Leiria cria plano de intervenção nos 1600 km de linhas de água do concelho
2023-02-09 09:07:30
PERLA – Plano Estratégico para a Reabilitação das Linhas de Água é o nome do documento que o Município de Leiria apresentou esta terça-feira, dia 7 de fevereiro, em reunião de Câmara, um estudo que faz o diagnóstico e o levantamento dos problemas existentes, bem como a definição das ações a desenvolver a curto, médio e longo prazo nas linhas de água.
Segundo o vereador do Ambiente, Luís Lopes, este é um “documento agregador de todas as intervenções que são necessárias executar no concelho” e “uma importantíssima ferramenta de apoio à decisão”, com ações de aplicação a diversos prazos nos 1600 quilómetros de linhas de água que existem no concelho.
O PERLA define como objetivos estratégicos a melhoria da qualidade da água e da prevenção contra riscos de cheias, inundações e secas, assegurar a proteção dos locais de recarga de aquíferos, captações ou zonas vulneráveis e assegurar a livre circulação das águas por caudais líquidos e sólidos em qualquer situação hidrológico, sem colocar em causa a segurança de pessoas e bens.
Pretende-se ainda prevenir os efeitos da erosão hídrica, transporte e deposição de sedimentos, através da melhoria da integridade do leito e margens, conservar habitats e o estabelecimento de fauna e flora ribeirinhas e valorizar ambiental e paisagisticamente as linhas de água e as áreas adjacentes, renaturalizando e controlando espécies exóticas e invasoras.
A relação da população com as linhas de água não foi esquecida, por isso o PERLA visa também a aproximação ao meio natural como forma de melhorar a qualidade de vida e aprofundar o conhecimento das populações sobre os recursos hídricos.
No documento, encontram-se estabelecidos e hierarquizados os objetivos de intervenção e as soluções a aplicar para cada uma das cinco tipologias de linha de água definidas, com recomendações de boas práticas, métodos e técnicas para preservação dos meios hídricos, para além dos 18 pontos e 26 troços considerados críticos e prioritários.
Fonte: DCRP|CML
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.