Edição: 288

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/11/21

Constância

Percurso Pedestre Interpretativo à Ribeira de Alcolobre assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Cartaz

A Ribeira de Alcolobre é o destino do percurso pedestre interpretativo, que vai decorrer este domingo, 23 de abril, a partir das 9h30.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrou-se no dia 18 de abril. Para assinalar a data, o Município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida realiza este domingo, 23 de abril, o percurso pedestre interpretativo à ribeira de Alcolobre, como forma de promover e valorizar o seu património cultural e natural, e ao mesmo tempo alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

Com início às 9h30, junto ao viveiro florestal da Caniceira (estrada entre Tramagal e Bicas), o percurso pedestre interpretativo irá percorrer as margens da ribeira de Alcolobre, realçando a relação do património natural deste curso de água – que corre num vale profundo e rochoso -, e o património cultural, visível através das ruínas de azenhas, moinhos, levadas e açudes, testemunhos da importância socioeconómica que a ribeira teve para a comunidade da região.

O percurso, devido ao terreno acidentado, é exigente e demorado, daí aconselhar-se aos participantes que devem levar um lanche reforçado. A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

  • Distância: 7 km | Duração médio: 3h30 | Dificuldade: Média.
  • Inscrições: parqueambiental@cm-constancia.pt |Tel: 249 736 929

O percurso pedestre interpretativo à Ribeira da Foz insere-se nas comemorações dos 25 anos do Museu dos Rios e das Artes Marítimas, as quais tiveram início no dia 11 de abril e vão prolongar-se durante todo o ano de 2023.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.