Para criar um espaço público de lazer na zona da estação ferroviária da Azambuja
Tribunal de Contas aprova a requalificação da Vala do Esteiro de Azambuja
2021-03-28 16:43:15
A empreitada de “Requalificação da Zona Ribeirinha da Vala do Esteiro de Azambuja” já tem o visto do Tribunal de Contas. A obra, promovida pelo Município de Azambuja, foi adjudicada à empresa Construções Pragosa, S.A. pelo valor de 1 984 320,00 euros e tem o prazo de execução de um ano.
Na sequência da aprovação do Tribunal de Contas, decorre nesta altura a elaboração dos documentos finais necessários ao arranque da obra, sendo intenção da autarquia assinar a respetiva consignação e dar início aos trabalhos dentro de algumas semanas.
Este projeto de valorização ambiental da Vala do Esteiro pretende criar um espaço público de lazer reabilitando a zona adjacente à estação ferroviária da Vila de Azambuja. Serão criadas uma ciclovia, zonas de piquenique, equipamentos para atividade física ao ar livre e áreas de estacionamento. De salientar que, atualmente a estrada EN3-1 é muito procurada por munícipes para a prática de corrida e passeios de bicicleta. Trata-se de uma via que, apesar do reduzido tráfego, não apresenta condições mínimas de segurança para estas finalidades devido, nomeadamente, à circulação de veículos pesados de atividades agrícolas.
Está, igualmente, prevista na requalificação a instalação de plataformas para a prática de pesca desportiva, bem como, a colocação de uma rampa de acesso aos equipamentos náuticos. O desassoreamento do leito da vala permitirá o uso de pequenas embarcações fora dos períodos de maré baixa. A intervenção contempla, ainda, a construção de um bar com esplanada para fruição da beleza daquele espaço natural.
Refira-se que esta intervenção foi objeto de uma candidatura aos fundos da União Europeia, sendo aprovado um cofinanciamento a fundo perdido do FEDER-Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do POR Alentejo2020 / Portugal2020.
Fonte: JB|DCI|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.