Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Cidade Criativa da Música quer afirmar-se como polo de criação contemporânea

Concurso Internacional de Leiria premeia compositores emergentes

Daniel Bernardes

O Município de Leiria irá lançar o Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria, com o objetivo de promover a criação musical contemporânea e o diálogo entre músicos leirienses e compositores emergentes.

“Premiarmos a composição musical e a criatividade artística é potenciarmos a promoção e a valorização da cidade e dos seus atores culturais”, destaca Anabela Graça, vereadora da Cultura, numa iniciativa da Leiria Cidade Criativa da Música.

Para o seu diretor criativo, Daniel Bernardes, “este concurso pretende estabelecer uma ponte entre os intérpretes leirienses e os novos compositores do panorama nacional e internacional, nas áreas do jazz e da música erudita”, acrescentando que “enquanto Cidade Criativa da Música, Leiria quer afirmar-se como um polo de criação contemporânea, estimulando os músicos locais a tocar música escrita para eles em estreia absoluta”.

Dividido pelas categorias de Jazz e de Música Erudita, o concurso irá premiar os dois primeiros lugares em cada uma, com valores monetários de dois mil e mil euros respetivamente, em edições anuais, devendo as candidaturas ser apresentadas até 3 de novembro de cada ano.

O Regulamento, aprovado na reunião de Câmara desta terça-feira, dia 30 de maio, irá agora ser discutido na Assembleia Municipal, entrando em vigor após a sua publicação no Diário da República.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.