Festa do Povo decorre de 24 a 28 de abril de 2024
Leiria celebra os 50 anos do 25 de Abril com programação alargada e uma grande Festa do Povo
2023-10-20 12:08:22
Realizou-se esta quinta-feira, dia 19 de outubro, no Museu de Leiria, a apresentação da nova programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 em Leiria, com a presença da vereadora da Cultura e educação, Anabela Graça, representantes da comissão executiva do programa, entre os quais, Acácio de Sousa.
“Neste momento temos um programa com muito detalhe, flexível e diverso, porque paralelamente ao programa criado com as muitas entidades parceiras que se juntaram a este projeto, existe um programa municipal, sendo nosso propósito, acima de tudo, promover junto da comunidade, os Valores de Abril, nomeadamente nas escolas, junto dos mais jovens. Pretende-se que as nossas ações tenham impacto no futuro!”, destacou Anabela Graça.
Orquestra Filarmonia das Beiras com Janita Salomé e Vitorino, David Fonseca, Orquestra de Jazz de Leiria com Samuel Úria, Surma, Inês Apenas ou Catraia, são alguns dos nomes que se irão juntar a esta grande Festa da Liberdade. Um marco histórico celebrado de forma memorável com a participação de uma série de artistas e iniciativas que refletem os valores da democracia, a memória da revolução e os desafios que a democracia impõe à sociedade.
O programa resulta de um processo de auscultação de propostas por parte da comissão executiva, e discussão de ideias com várias entidades, mas também da reconfiguração da programação anual do Município de Leiria para a temática do 25 de abril de 1974.
A programação foi estruturada em torno de três eixos orientadores:
MEMÓRIA: A celebração honrará a memória e o contributo daqueles que lutaram contra o regime ditatorial e pela implantação da Democracia.
DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: O evento visa debater e reforçar os valores da democracia, especialmente com as gerações nascidas após 1974.
DEMOCRACIA E SOCIEDADE: Serão exploradas as várias interações sociais próprias de um regime democrático, abrangendo áreas como economia, cultura, ambiente ou inclusão.
Estes eixos abrangem uma ampla variedade de iniciativas que incluem conversas e debates, exposições, cinema, literatura, música, teatro, dança, artes plásticas, desporto, gastronomia e muito mais. As atividades ocorrerão em vários locais do concelho de Leiria, com a colaboração de diversos parceiros e associações da região, envolvendo os vários equipamentos culturais do concelho de Leiria, como o Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Miguel Franco, MIMO, Museu de Leiria, Biblioteca Municipal, entre outros. Além disso, conta com a colaboração ativa de diversas associações da região, escolas, entidades públicas e privadas.
A Educação também é um foco importante destas comemorações. Um programa específico que envolve escolas e a comunidade escolar na reflexão sobre os valores de abril e da liberdade. Exemplos dessas iniciativas incluem o 29.º Festival de Teatro Juvenil de Leiria, a Assembleia de Jovens Deputados e o Prémio Especial 50 Anos do 25 de Abril – Centro D’artes Villa Portela, um concurso com um prémio no valor de 5.000.00 euros para o melhor trabalho de investigação sobre a região de Leiria nas vertentes da História Contemporânea, Sociologia, Jornalismo ou Ciência Política, em torno da “Memória e Futuro” e do contributo de Leiria para a implementação e consolidação da Democracia.
O ponto alto das comemorações acontece entre os dias 24 e 28 de abril de 2024 com a Festa do Povo, cinco dias com concertos, teatro, exposições, tasquinhas, animação de rua, fogo de artifício e muita celebração.
Fonte: DCRP|CML
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.