Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Alcobaça dinamizaram comunidade
Monumento ao Marechal Humberto Delgado pode ser classificado como Monumento Nacional
2024-05-05 00:27:56
A programação das comemorações locais dos 50 anos do 25 de abril tiveram, no dia 25 de abril, o seu ponto alto com um dia pleno de atividades que envolveu toda a população.
O dia começou com a tradicional caminhada “Caminhar em Liberdade” na qual participaram mais de 1000 pessoas. Os caminhantes cruzaram-se com o executivo camarário e os membros da Assembleia, em frente aos Paços do Concelho, no monumento ao 25 de abril onde decorriam as cerimónias oficiais.
Ainda durante a manhã, cumpriu-se, na Cela Velha, a devida homenagem ao Marechal Humberto Delgado, com a presença dos familiares. A homenagem realizou-se nos dois elementos que compõe o monumento dedicado ao General Sem Medo e ao 25 de Abril (um localizado na praça Humberto Delgado e o outro no cimo da encosta). Contudo, este ano, esteve ausente o tradicional sobrevoo dos aviões do Aeroclube de Leiria sobre a cerimónia.
Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, anunciou que “o Município está já a desenvolver as devidas diligências para reclassificar como monumento nacional esta magnífica obra de arte do emérito escultor alcobacense José Aurélio. Em 2025, cumprem-se os 60 anos do assassinato de Humberto Delgado (1965) e em 2026 os 50 anos da inauguração do monumento (1976) e os 120 anos do nascimento de Humberto Delgado (1906). Muito nos honraria celebrar um destes marcos com este reconhecimento Nacional. Queremos, definitivamente, inscrever a Cela no mapa das comemorações do 25 de Abril para os próximos 50 anos.”
O presidente da Assembleia Municipal Carlos Feliciano Marques, ressalvou o papel do envolvimento da comunidade escolar nestas comemorações: “ao envolvermos os nossos jovens nestas comemorações estamos a contribuir para que eles saibam valorizar e respeitar os sacrifícios que foram feitos e que sintam coragem para ajudar o País a superar as suas dificuldades.”
Por parte da família de Humberto Delgado, este presente a filha, Iva Delgado, dois dos netos e vários bisnetos.
Fonte: GCRP|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.