Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/8

Administração reuniu com as 5 Comissões de Utentes da sua área de influência

ULS da Região de Leiria quer acabar com as filas de utentes à porta das unidades de madrugada

Reunião da Administração da ULS com as Comissões de Utentes

O Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) convidou os representantes das cinco Comissões de Utentes existentes na sua área de influência para uma reunião que decorreu no dia 7 de junho, na sala de reuniões do CA no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria. A iniciativa teve como objetivo conhecer pessoalmente os representantes para uma relação de maior proximidade, de parceria e de diálogo.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL, acolheu todos os convidados, começando por fazer um retrato da atual situação da ULS, nomeadamente as dificuldades sentidas e prioridades. «É sobejamente conhecida a falta de médicos de família que temos na nossa ULS: 22% da nossa população não tem médico de família e 19% não tem médico assistente. Acresce ainda o défice que temos nas unidades hospitalares de 100 médicos especialistas. Temos contratado médicos aposentados e prestadores para trabalhar connosco e apostámos na implementação do programa Bata Branca.»

A diretora clínica para a área de cuidados de saúde primários da ULSRL, Denise Velho, partilhou a mesma preocupação, destacando a dificuldade sentida para completar as escalas médicas dos Serviços de Atendimento Permanente e Complementar. «É também importante para nós melhorar a comunicação com a população, informando-a das alternativas e opções, e ainda agilizar de forma mais célere a marcação de consultas para acabar com as filas de utentes à porta das unidades durante a madrugada.»

Os representantes das comissões de utentes usaram da palavra, tendo todos demonstrado o seu contentamento pela iniciativa do CA em abrir as suas portas e potenciar um diálogo mais profícuo, e cada comissão partilhou as principais fragilidades dos seus concelhos e algumas propostas de melhoria. Estiveram presentes as comissões de utentes: da Marinha Grande, de Ourém, da Batalha pela Saúde, da Saúde Lado a Lado (Pombal) e da Ur’Gente – Associação de Utentes de Saúde (Porto de Mós).

«Depois de uma reunião que tivemos com os presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia dos oito concelhos que integramos, queremos também manter a proximidade com a população através de vós, pela prática do vosso trabalho, onde são representantes dos vossos utentes e têm um papel muito relevante na questão da literacia para a saúde, permitindo uma resposta mais informada aos nossos utentes. Agradecemos o clima muito construtivo desta reunião e ficamos a aguardar o envio das vossas propostas e sugestões de melhoria da nossa prestação de cuidados junto da população que servimos», concluiu Licínio de Carvalho.

  Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.