Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/8

Em Pombal, Marinha Grande, Porto de Mós e Marinhais

PSP e GNR de Leiria e Santarém intervêm em cinco casos de violência doméstica só esta semana

A PSP e GNR de Leiria e Santarém intervieram em cinco casos de violência doméstica só esta semana, em Pombal, Marinha Grande, Porto de Mós e Marinhais.

Dois detidos por violência doméstica conjugal em Pombal e Marinha Grande

O Comando Distrital de Leiria da PSP deu cumprimento, no dia 8 de julho, a dois mandados de detenção no âmbito de inquéritos crime por violência doméstica, em Pombal e na Marinha Grande.

A Esquadra de Pombal procedeu à detenção de um homem com 61 anos de idade, que já havia sido detido, fora de flagrante delito, no dia 20 de maio, no âmbito do mesmo processo crime, para ser presente perante a tribunal, com vista à aplicação de medidas de coação.

Nessa apresentação foram-lhe aplicadas medidas de coação não privativas da liberdade – proibição de contactos com a vítima de 54 anos de idade (ex-companheira).

Por se ter constatado que o mesmo se encontrava a incumprir as medidas de coação aplicadas foi emitido novo mandado de detenção pela Autoridade Judiciária para aplicação de novas medidas, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Na Marinha Grande, através da respetiva Esquadra foi detido um homem com 45 anos de idade, no cumprimento de um mandado emitido pela Autoridade Judiciária local pela prática do crime por violência doméstica sobre a sua companheira de 49 anos de idade, por supostamente ter infligindo agressões físicas e ameaças.

No decorrer desta diligência foi efetuada ainda uma busca domiciliária tendo sido apreendida uma arma de alarme (revólver) e uma faca com 25 cm de lâmina.

O detido foi presente ao Juiz de Instrução Criminal tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de proibição de contactos com a vítima.

O Comando Distrital da PSP de Leiria reitera o seu compromisso prioritário na defesa das vítimas e na detenção de todos os autores do crime de violência doméstica que tem tido uma grande expressão no distrito, apelando para que as vítimas, bem como a Comunidade em geral, apresentem queixa a fim de permitir uma atuação célere e eficaz da PSP.

GNR detém homem por violência doméstica em Pombal

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve, dia 9 de julho, um homem de 72 anos, por violência doméstica, no concelho de Pombal.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o agressor infligia, de forma reiterada, maus tratos físicos, psicológicos e ameaças, contra a vítima, sua ex-companheira de 52 anos.

No seguimento da ação foi dado cumprimento a um mandado de detenção.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Leiria onde lhe foram decretadas as medidas de coação de afastamento e proibição de contactos com a vítima, bem assim, como a proibição de frequentar a residência e local de trabalho da mesma.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe.

GNR detém homem em Porto de Mós por violência doméstica

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), ontem, dia 10 de julho, deteve um homem de 19 anos, por violência doméstica, no concelho de Porto de Mós.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram apurar que o agressor infligia, de forma reiterada, agressões verbais e psicológicas, proferindo, ainda, ameaças contra a integridade física e mesmo contra a vida da sua ex-namorada, uma mulher de 19 anos.

No decorrer da ação foi dado cumprimento a um mandado de deteção e a dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em veículo, que culminaram na detenção do suspeito e na apreensão do seguinte material: uma arma de caça, uma pistola de alarme, diversos cartuchos, uma navalha de lâmina dupla e um machado.

O detido será presente no Tribunal Judicial de Leiria para aplicação das medidas de coação.

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

GNR de Marinhais apreende armas e material furtado a arguido em processo de violência doméstica

O Comando Territorial de Santarém, através do Posto Territorial de Marinhais e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Coruche, no dia 9 de julho, apreendeu armas, munições e material furtado, a um homem de 36 anos, arguido num processo de violência doméstica e suspeito de furtos, na localidade de Marinhais.

O Posto Territorial de Marinhais investigava um processo de violência doméstica e o Núcleo de Investigação Criminal levava a cabo uma investigação por furtos em residências, veículos e furto de metais não preciosos. Durante as diligências conclui-se que se tratava do mesmo suspeito, nas duas investigações, e foram cumpridos seis mandados de busca, nomeadamente, três domiciliárias e três em veículos e anexos.

No âmbito do processo por violência doméstica, onde o homem de 36 anos já era arguido por agressões físicas, verbais e psicológicas, à sua ex-companheira, uma mulher de 32 anos, foram realizadas buscas numa residência, veículo e anexo, que permitiram apreender as seguintes armas e munições: duas armas de ar comprimido, um cutelo, uma faca de cozinha, uma faca de mato e 47 chumbos.

No âmbito da investigação por furtos em residências, veículos e furto de metais não preciosos, foram também realizadas buscas domiciliárias e em viaturas, que permitiram apreender material furtado: duas jantes de veículo com pneus, um caiaque com pagaia, um climatizador vertical, dois cabos elétricos trifásicos, um guincho manual, um pulverizador a bateria, um carregador de bateria automóvel, dois martelos pneumáticos, uma corda em nylon, um cartão MicroSD, um berbequim e um quadro de bicicleta;

O suspeito já era arguido no processo de violência doméstica e factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santarém.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) de Santarém

A violência doméstica é um crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.

A Guarda Nacional Republicana realiza regularmente campanhas e ações de sensibilização sobre o tema da Violência Doméstica e relembra que, se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, participe:

    Fonte: CTS|GNR, CTL|GNR e CDL|PSP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.