Primeira fase do projeto “Designing to ensure good communication in hospital”
LiDA e ULS do Oeste melhoram comunicação do Serviço de Internamento de Ortopedia
2024-07-15 18:39:31
O Laboratório de Investigação em Design e Artes (LiDA), da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria e a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) concluíram a primeira fase do projeto “Designing to ensure good communication in hospital”. Este projeto foi proposto como uma oportunidade para melhorar a comunicação hospitalar no Serviço de Internamento de Ortopedia.
O projeto envolveu uma equipa de investigadoras em design (a investigadora principal do LiDA e uma estudante do Mestrado em Design para a Saúde e Bem-estar) e foi financiado pelo LiDA, no âmbito do financiamento base pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (UIDB/0568/2020).
Este projeto envolveu duas fases de investigação em design. A primeira fase teve como propósito obter um melhor entendimento do cenário atual da comunicação hospitalar, em particular, no contexto da comunicação com utentes com demência. A segunda fase procurou criar oportunidades para repensar e gerar ideias sobre o que seria desejável acontecer no futuro contexto da comunicação com utentes com demência, durante o período de internamento no Serviço de Ortopedia.
Este projeto utilizou uma abordagem de codesign participativo para envolver ativamente os profissionais de saúde em diálogos para refletir sobre as questões da comunicação nos cuidados diários com utentes com demência, durante o período de internamento no Serviço de Ortopedia. A participação ativa e contínua das pessoas que possuem conhecimento e experiência na comunicação com utentes, é fundamental para garantir que quaisquer desenvolvimentos nesta área atendam às necessidades e aspirações dos vários intervenientes na comunicação.
Os próximos passos serão dar continuidade a este processo colaborativo, promovendo oportunidades para envolver ativamente não só profissionais de saúde, mas também cuidadores e familiares nestes diálogos sobre a comunicação hospitalar, para se obter um melhor entendimento da comunicação sob os pontos de vista de todos os intervenientes e assim melhor responder às necessidades de todos. Espera-se o desenvolvimento de alguns protótipos para, posteriormente, serem testados e avaliados em contexto hospitalar.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².
Fonte: GC|ULSOeste
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.