Edição: 288

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/11/21

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V e aprovação do regulamento da ALEB

Assembleia Municipal de Alcobaça aprova duas medidas históricas para o concelho

Rua. D. Pedro V

No dia 31 de viveu-se um dia verdadeiramente histórico para o concelho de Alcobaça. Depois da aprovação em reunião de Câmara, a Assembleia Municipal uniu-se para concretizar dois sonhos: a aquisição dos Armazéns da Rua D. Pedro V (votada por unanimidade e aclamação) e a aprovação do regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita(ALEB)  (votada por larga maioria).

Aquisição dos armazéns da Rua D. Pedro V aprovada por unanimidade

Foi aprovada por unanimidade e aclamação na sessão da Assembleia Municipal de 31 de julho, a aquisição dos antigos armazéns situados na Rua D. Pedro V, numa votação considerada “histórica” pelo presidente da Câmara Municipal, Hermínio Rodrigues.

Os imóveis serão adquiridos aos proprietários pelo montante de 2 milhões e 150 mil euros, abrindo “novas perspetivas de valorização, não apenas da cidade, mas de todo o concelho. É importante referir que qualquer valorização da cidade ou de uma freguesia beneficia todo o território. Tivemos a coragem política para resolver um problema com duas décadas”, sublinhou o edil.

Com 3021 m2, esta área situada no centro da cidade, junto ao Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, está já a ser estudada com vista a um conjunto de soluções que podem passar por um espaço de fruição pública ou de habitação para jovens.

Para Hermínio Rodrigues, “a sua localização junto ao rio é uma mais-valia. Estamos a devolver o Rio à cidade de Alcobaça. É uma oportunidade única para gerar novas dinâmicas sociais numa zona fulcral.”

Perante a assembleia, o autarca lançou ainda o desafio de lançar o mais rapidamente um concurso de ideias para a Rua D. Pedro V.

Aprovação do regulamento da ALEB permite o início da venda dos lotes

Área de Localização Empresarial da Benedita

Na Assembleia Municipal de 31 de julho foi ainda aprovado, por larga maioria, o regulamento da Área de Localização Empresarial da Benedita.

Recorde-se que este documento foi discutido e debatido de forma exaustiva pelo executivo da Câmara Municipal e pelos membros da Assembleia de Freguesia da Benedita em duas sessões realizadas em março e em maio deste ano.

O presidente da Câmara Municipal Hermínio Rodrigues adiantou que “esta aprovação irá permitir o início da venda dos lotes da ALEB, previsivelmente a partir do próximo mês de setembro.

Para a gestão da alienação dos lotes serão designados dois técnicos da Câmara Municipal e um técnico da Junta de Freguesia da Benedita. “A gestão conjunta da ALEB por parte da Câmara e da Junta foi um compromisso que assumi desde a primeira hora. É uma solução que tem todo o sentido, tendo em conta que a venda dos lotes irá priorizar os principais setores da freguesia e do concelho. Este é também um dia histórico para todo o concelho que encerra um trabalho de três décadas e irá dar resposta a uma das mais antigas reivindicações dos empresários da freguesia da Benedita, uma das mais empreendedoras do País”, concluiu Hermínio Rodrigues.

O regulamento da ALEB será agora submetido para publicação em Diário da República.

    Fonte: GCRP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.