No Hospital de Caldas da Rainha
Unidade Local de Saúde do Oeste "não recusou grávida a sangrar” nas Caldas da Rainha
2024-08-05 21:28:54
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, E.P.E. emitiu uma nota de esclarecimento, no dia 5 de agosto, na sequência da reportagem emitida pela CNN no mesmo dia intitulada «Grávida a sangrar e com feto morto num saco vê negada assistência no Hospital das Caldas da Rainha», em que começa por recordar que esta segunda-feira, a Utente dirigiu-se ao Hospital de Caldas da Rainha, ULS do Oeste, pelos seus próprios meios e, ao chegar, teve conhecimento através do cartaz afixado na porta da Urgência de Ginecologia/Obstetrícia que não estava a funcionar.
Presume-se que a Utente tenha ligado para a Linha SNS 24 ou para o 112, e que tenha aguardado na viatura respetiva pelas indicações telefónicas. Posteriormente, foram acionados os Bombeiros para ir ao encontro da Utente. A ULS do Oeste tem registo que a utente apenas entrou no Hospital às 8h04 de segunda-feira e, tendo sido de imediato admitida.
Segundo a ULS do Oeste, em momento algum foi recusada a sua admissão, nem há registo de várias insistências para admissão. Em suma, a utente foi prontamente admitida quando houve conhecimento de que estava a aguardar, a situação mereceu o atendimento necessário e ficou em vigilância. E nota que a maternidade do Hospital de Caldas da Rainha, no dia 5 de agosto, apesar de não estar a funcionar, atendeu 4 utentes e realizou 2 partos.
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde o início de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².
Fonte: ULS|Oeste
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.