Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/16

Nos 21 hectares do campo do West Cliffs Ocean and Golf Resort

Campo de golfe de Óbidos já é regado com água reciclada da Fábrica de Água do Casalito

Filipe Daniel e Carmona Rodrigues (Foto: Nélson Lança/CMO)

A partir desta quarta-feira, dia 28 de agosto, 21 hectares do campo do West Cliffs Ocean and Golf Resort, em Óbidos, passaram a ser regados com água reciclada, oriunda da Fábrica de Água do Casalito, em resultado de uma parceria entre a Águas do Tejo Atlântico e a Priority Goal, proprietária daquele empreendimento.

Este projeto, licenciado pela Agência Portuguesa de Ambiente e pioneiro a nível nacional, permitirá utilizar diariamente cerca de 570 metros cúbicos de água na rega do campo de golfe. Esta é uma solução sustentável, alinhada com a estratégia da economia circular, que contribui para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos.

O presidente do município de Óbidos aplaudiu a iniciativa e reiterou a vontade de ver concretizado o projeto do Centro Valorização de Lamas da Charneca, que envolve vários municípios e permitirá a produção de um composto orgânico, com grande valor económico e ambiental.

Campo de Golfe regado com água reciclada (Foto: Nélson Lança/CMO)

“A água é um recurso escasso e em Óbidos, além da ativação do território e da marca, temos antecipado um conjunto de cenários, pois gostamos de estar um passo à frente. Resolvida esta questão da rega com água reciclada, temos dois problemas, com as lamas das ETAR e os biorresíduos, que queremos transformar numa oportunidade”, referiu Filipe Daniel antes da assinatura do contrato para a rega +sustentável do West Cliffs Ocean and Golf Resort.

Presente na cerimónia, Carmona Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal, destacou o papel da autarquia neste processo. “Felicito a Câmara de Óbidos por este pioneirismo. O ambiente agradece e a sociedade também”, declarou o antigo ministro e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

     Fonte: JP|GCI|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.