Decisão será agora submetida à Assembleia Municipal
Município de Torres Vedras avança com criação de associação para gestão do Medicina ULisboa
2024-09-16 21:25:43
O executivo da Câmara Municipal de Torres Vedras, na reunião do dia 10 de setembro, aprovou o Plano Estratégico e Análise de Sustentabilidade do Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, assim como o projeto de estatutos da Associação Campus de Saúde Dr. José Maria Antunes Júnior, que terá a sua sede no antigo hospital localizado no Barro.
Esta associação, cujos membros fundadores são o Município de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, terá como objeto a gestão do campus de saúde que estará vocacionado para atividades de ensino, assistenciais e de investigação, de índole multidisciplinar e interdisciplinar. A associação terá ainda como fim a coordenação de atividades baseadas no conhecimento científico, promovendo processos de mudança tecnológica e a criação de agendas de investigação e inovação de curto e médio prazo, suscitadas pela identificação de necessidades e desafios no âmbito da saúde.
Nas principais valências desta associação destaca-se a prestação de cuidados de saúde primários, cuidados multidisciplinares e integrados a adultos com doenças crónicas, bem como cuidados na comunidade e ao domicílio; a oferta de formação graduada e pós-graduada para profissionais de saúde; e o desenvolvimento de trabalhos de investigação e recolha de dados na área das ciências biomédicas.
Recorde-se que o Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, para além de prever a criação de centros de investigação clínica e tecnológica e de um centro de emergência e catástrofe, contempla ainda a criação de um centro académico clínico, pioneiro e modelar na Europa, na definição, aplicação e avaliação dos melhores formatos de prestação de cuidados de saúde à população, na área dos cuidados de saúde primários e de reabilitação.
A participação do Município na constituição da Associação Campus de Saúde Dr. José Maria Antunes Júnior será agora submetida à Assembleia Municipal para deliberação.
Fonte: ACM|CMTV
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.