Edição: 288

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/11/21

Nazaré

Teatro Chaby Pinheiro reabre com espetáculos a caminho da celebração do centenário

Teatro Chaby Pinheiro

O icónico Teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, vai ser palco de um ciclo de espetáculos para a família, entre outubro de 2024 e maio de 2025.

Intitulada “A Caminho do Centenário”, esta temporada de teatro tem a curadoria de Adelino Mota (Lusitanus Ensemble), numa produção da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, com o apoio da Direção Geral das Artes e da Câmara Municipal da Nazaré.

“Contos do Mundo” é a primeira peça a entrar em cena, já no dia 6 de outubro, pelas 16h30. À semelhança da maior parte dos sete espetáculos que compõem o ciclo “A Caminho do Centenário”, a peça dirige-se sobretudo ao público infanto-juvenil. Em “Contos do Mundo”, o Teatro Figura recupera algumas das histórias de Hans Christian Andersen para recriar, através de marionetas construídas com objetos do quotidiano, um imaginário universal.

Seguem-se, até maio de 2025, outros seis espetáculos: “Sob a Terra” (Leirena Teatro com música original de Surma, a 3 de novembro); “O Quebra Nozes – um brinquedo especial” (com narração de Susana Henriques e adaptação musical para quarteto de cordas, 1 de dezembro); “Alfredo, o Colecionador de Borboletas” (SA Marionetas, com original de José Gil e música de Hugo Trindade, 12 de janeiro); “Globo de Saramago – 1993” (adaptação de “O Ano de 1993”, Leirena Teatro, 2 de fevereiro); e “Carnaval dos Animais” (Susana Henriques e Humorictus Ensemble, 4 de maio). A 26 de abril, subirá a cena “O Discurso sobre o Filho da Puta”, pelo Teatro da Rainha, o único da programação que se destina exclusivamente a um público adulto.

A temporada “A Caminho do Centenário” tem como principal objetivo, segundo o programador Adelino Mota, «devolver o Chaby Pinheiro à comunidade e colocar este maravilhoso teatro ao serviço da cultura na Nazaré e na região», nas vésperas de se assinalar o seu centenário (que acontecerá a 5 de fevereiro de 2026).

«É desolador que um espaço com a beleza e a história artística do Teatro Chaby Pinheiro mantenha portas fechadas», afirma Adelino Mota, explicando que mobilizou a boa vontade da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, proprietária do imóvel, para este projeto. «É um desafio, certamente, mas esperamos ajudar a redescobrir o gosto pelo teatro e pela cultura na Nazaré, trazendo as crianças e as suas famílias a este espaço», declara.

Os bilhetes para os espetáculos encontram-se à venda na Ticketline e na loja do Santuário do Sítio da Nazaré, com o preço de 5 euros para adultos e o valor simbólico de um euro para crianças e jovens entre os 4 e os 18 anos.

Sobre o Teatro Chaby Pinheiro

Situado perto do Santuário de N.ª Sra. da Nazaré, é um teatro romântico tipo italiano, do início do século XX. O autor do projeto foi o arquiteto Ernesto Korrodi, em 1908. Com uma fachada harmoniosa, mas discreta no conjunto arquitetónico da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, é no seu interior que se encontra o encanto particular deste espaço. Destaca-se toda a construção em madeira da plateia e galerias e a obra de pintura de Francisco Aires autor das belíssimas pinturas do teto e da tela de boca de cena.

O Teatro Chaby Pinheiro foi inaugurado com grande pompa e circunstância a 5 de fevereiro de 1926, com as peças “Conde Barão” e “Leão da Estrela”, pelo ator Chaby Pinheiro e a sua companhia de teatro. O agrado do público nazareno foi tamanho que o teatro ficou com o seu nome.

Desde então, inúmeros atores célebres passaram por este palco, assim como várias produções de grupos de teatro amador.

O Teatro Chaby Pinheiro sofreu a sua primeira grande recuperação em 1976, a cargo da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, seguindo-se outra em 1993. Nos últimos anos, o espaço tem sido utilizado de forma pontual para eventos e espetáculos de artistas locais, sem uma programação regular.

“Contos do Mundo” – Teatro de Marionetas

Domingo, 6 de outubro, 16h30

Teatro Chaby Pinheiro – Sítio da Nazaré

Espetáculo para famílias

Uma produção do Teatro Figura – Teatro de Marionetas

Adaptação, Encenação, Cenografia e Marionetas: José Ramalho

Música: Paulo Ferreira Lopes

Sinopse

“Contos do Mundo” é mais do que um espetáculo, é um projeto realizado a partir do imaginário e património coletivos dos contos populares da cultura lusófona e da cultura universal.

Tem como objetivo contribuir para o imaginário contemporâneo numa perspetiva lúdica, centrado nos públicos infanto-juvenis como alvo principal, privilegiando a formação de públicos.

“Contos do Mundo” é criado com base nos contos de H. C. Andersen (1805-1875), “A Princesa e a Ervilha”, “A Menina dos Fósforos” e “O Patinho Feio” numa antítese da Vida e da Morte, temas sempre tão presentes na obra deste autor dinamarquês.

Nesta criação, a utilização de marionetas construídas a partir de elementos do quotidiano, que recodificados apresentam-nos as figuras numa linguagem plástica abstratizante, de forma a potenciar e a estimular o imaginário e a criatividade do espetador.

Funis, regadores, caixas de madeira, cestos de vime, compressor de ar, escovas, são alguns dos elementos que assumirão as personagens de Princesa, Rainha, Menina, Avó, Patinho, Ganso, Galinha, Cão, etc.

Constitui também um apelo ao sentido de cidadania, contribuindo para uma consciência à educação ambiental, na utilização artística de objetos que nos rodeiam e utilizamos todos os dias.

Espetáculo de ator e marionetas de mesa – formas animadas – é um projeto artístico direcionado a todo o público, contribuindo de uma forma lúdica para o incentivo à leitura e sensibilização à dramatização.

Mais informação em: https://teatrofigura.com/?page_id=25

     Fonte: Lusitanus Ensemble

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.