Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/22

Taxa de IRS mantém-se nos 5% para as famílias do concelho

Câmara Municipal da Batalha mantém IRS no valor máximo, PSD vota contra

Paços do Concelho da Batalha

O PSD Batalha expressou, no dia 24 de setembro, a sua profunda preocupação com a decisão da Câmara Municipal da Batalha de manter a taxa máxima de IRS (5%) para as famílias do concelho, resultando numa penalização de 330 mil euros no rendimento dos batalhenses. A Comissão Política de Secção do PSD da Batalha, presidida por André Sousa, entende que “esta decisão é ainda mais incompreensível quando se verifica que o município deixou de gastar 98 mil euros no apoio à creche, uma vez que o Estado assegura a sua gratuitidade, e beneficiou de um aumento de 954 mil euros na receita de IMT no último ano.”

“Em vez de aliviar a carga fiscal sobre os cidadãos, o executivo municipal parece ter-se tornado especialista na recolha de impostos, sem a correspondente capacidade de realizar investimentos estruturais que realmente beneficiem a população”, critica. Os vereadores do PSD, cientes desta realidade, apresentaram uma proposta para devolver 2% do IRS às famílias batalhenses, o que significaria uma redução de cerca de 330 mil euros nos impostos, mas a proposta foi chumbada pela maioria dos vereadores e pelo Presidente do Município, comprometendo uma oportunidade de aliviar financeiramente as famílias.

O PSD Batalha lamenta profundamente esta decisão que considera revelar “falta de sensibilidade social e incapacidade de investir de forma eficaz no futuro do concelho. É urgente que o município adote uma gestão mais equilibrada, onde o aumento de receitas se reflita em melhorias concretas e estruturais para a população.”

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.