Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/22

Destinada a alunos bolseiros do Programa Erasmus + e docentes do Politécnico

Nova residência para estudantes reforça aposta do Município de Rio Maior na Juventude

Descerramento da placa inaugurativa

A Câmara Municipal de Rio Maior inaugurou uma nova residência de estudantes com o objetivo de colmatar a necessidade de alojamento a preços mais acessíveis, reforçando assim a sua aposta na juventude. O projeto resulta de um investimento superior a dois milhões de euros, tendo sido cofinanciado pelo Plano De Recuperação e Resiliência. A infraestrutura, que resulta de um investimento superior a 2 milhões de euros, dará apoio aos jovens que escolheram Rio Maior para estudar e iá revitalizar o centro histórico da cidade.

A cerimónia de inauguração, que se realizou no dia 28 de setembro, contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Filipe Santana Dias, de Andreia Godinho Lopes, da Agência Nacional Erasmus+, do diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Nuno Pimenta, e do diretor do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, que acompanhou o presidente da Câmara e Andreia Godinho no descerrar da placa evocativa do momento.

Nova residência intitula-se “Domus Alumni”, numa referência histórica ao passado Romano de Rio Maior

A nova infraestrutura, que se vem juntar à também recentemente inaugurada residência de estudantes da Escola Superior de Desporto, localiza-se no centro histórico de Rio Maior e dispõe de uma capacidade para 62 camas.

Agora denominada “Domus Alumni”, numa referência histórica ao passado Romano de Rio Maior, “a nova residência, há muito desejada, não só representa uma mais-valia para o apoio aos jovens que escolheram Rio Maior para estudar, como para a revitalização do centro histórico da cidade”, destacou o presidente do Município Filipe Santana Dias na sua intervenção.

Esta residência destina-se a alunos bolseiros, alunos beneficiários do Programa Erasmus + e docentes do Politécnico, que terão ao seu dispor 31 quartos duplos, áreas sociais e administrativas, bem como áreas técnicas e de equipamentos.

A gestão da Residência ficará a cargo do Instituto Politécnico de Santarém, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal de Rio Maior, ficando o IPSantarém responsável pela seleção dos alunos e pelo staff de apoio às instalações.

O valor total do projeto foi de 2.153.668,00 euros, dos quais 2.024.610,00 de euros resultaram do financiamento do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior do Erasmus + através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

     Fonte: GCI|CMRM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.