Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/22

Visita de dois dias integra programa europeu de Fellowship

ULS da Região de Leiria recebe dois médicos de Ortopedia oriundos da Bélgica e Países Baixos

Cirurgia do Joelho

A Unidade de Patologia do Joelho da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) recebeu no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, nos dias 19 e 20 de setembro, dois médicos especialistas de Ortopedia, oriundos da Bélgica e dos Países Baixos. A visita integrou o programa europeu de Fellowship da Federation of Orthopaedic and Trauma Trainees in Europe (FORTE), dirigido a médicos internos e jovens cirurgiões, sendo a Cirurgia do Joelho um dos temas escolhidos para este ano e Portugal um dos países selecionados para acolher esta comitiva.

«Há dois anos que organizo este programa de Fellowship integrado na Federação Europeia de Internos e Jovens Especialistas de Ortopedia, que consiste na realização de um estágio de uma a duas semanas para visitar centros em Portugal. Os participantes assistiram e participaram em vários procedimentos cirúrgicos e na discussão de casos clínicos de patologia complexa do joelho», explica Luís Machado, médico ortopedista do Serviço de Ortopedia II e coordenador da Unidade de Patologia do Joelho da ULSRL.

Médicos que integraram o programa europeu de Fellowship da Federation of Orthopaedic and Trauma Trainees in Europe (FORTE)

«Partilhámos a nossa experiência científica e técnica com os nossos dois colegas internacionais, que terá seguramente impacto positivo na sua prática clínica. No primeiro dia dedicámo-nos ao tema da correção de deformidades e reconstruções do Ligamento Cruzado Anterior. No segundo dia explorámos a substituição parcial do joelho, tendo decorrido diversos procedimentos de artroplastias unicompartimentais do joelho. Os participantes puderam assistir e participar numa significativa variedade de procedimentos, alguns deles pouco frequentes e de complexidade técnica elevada», destacou Luís Machado.

Baris Koc, da Bélgica, e Alexandra Leenders, dos Países Baixos, tiveram ainda a oportunidade de visitar diferentes unidades em Portugal, além do HSA, como o Hospital da Luz e o Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa, e a Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano, tendo abordado temáticas como a Medicina Desportiva, a artroplastia total do joelho e a reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.