Edição: 287

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/10/22

Copenhaga, Pombal, Corunha, Saint-Quentin, Vilnius, Bistrita, Korydallos e Kavala

Pombal acolhe reunião técnica das sete cidades da Rede Europeia URBACT-COPE

Casa Varela

A sessão de abertura da reunião de trabalho técnica das sete cidades da Rede Europeia URBACT-COPE decorrerá esta segunda-feira, dia 7 de outubro, às 09h00, na Casa Varela, em Pombal.

Durante dois dias, Pombal acolherá os técnicos e cidadãos das sete cidades europeias que integram a Rede URBACT-COPE: Copenhaga (Dinamarca), que coordena, Pombal (Portugal), Corunha (Espanha), Saint-Quentin (França), Vilnius (Lituânia), Bistrita (Roménia), Korydallos (Grécia) e Kavala (Grécia). Participarão ainda representantes do Ponto Focal URBACT de Portugal e do Secretariado do Programa URBACT.

Após a sessão de abertura, os técnicos darão início à reunião de trabalho que visa, essencialmente, apresentar o ponto de situação de cada cidade, desenvolvimento do plano de ação e a avaliação intermédia da implementação do projeto.

Ainda neste âmbito, alguns cidadãos de Vilnius (Lituânia) irão ter a oportunidade de conhecer três projetos que estão a ser desenvolvidos em Pombal: o projeto “Vamos criar uma horta”, desenvolvido pela Unidade dos Projetos Educativos no Jardim de Infância da Assanha da Paz e na Escola Básica dos Vicentes, e os projetos “Festival da Fava” e “Citrinolândia” na Freguesia das Meirinhas.

Na terça-feira, dia 8 de outubro, de manhã, irá decorrer uma visita ao Centro Histórico, local para qual o grupo de Pombal está a desenvolver o Plano de Ação. Neste âmbito, a equipa terá a oportunidade de conhecer e conversar com residentes, lojistas e utilizadores do Centro Histórico, com o objetivo de avaliar a pequena ação “E se esta rua fosse pedonal”, implementada no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade.

A Rede COPE é financiada pelo programa europeu URBACT IV, um Programa de Cooperação Territorial Europeia para cidades de todas as dimensões que promove a participação de todos na construção de planos de ação através de reuniões regulares e realização de pequenas experiências. O principal objetivo desta rede é desenvolver um plano de ação de base local, cujas metas permitam aos cidadãos e aos territórios ser mais sustentáveis.

Cada cidade escolheu a sua área geográfica e o tema a trabalhar: combate às alterações climáticas, desperdício alimentar, mobilidade, etc. No caso de Pombal, o grupo local está a construir o plano Centro Histórico + Sustentável que irá definir ações em três eixos: melhor mobilidade, maior eficiência dos recursos e melhor espaço público.

Fonte: GPC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.