Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/28

Aqueciliz e Grupo CAC II são as empresas mecenas

Unidade de reabilitação cardíaca de Leiria recebe donativos para aquisição de novo equipamento

Visita à nova Unidade de Reabilitação Cardíaca da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria

A Unidade de Reabilitação Cardíaca da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) recebeu dois donativos para a aquisição de novo equipamento por parte da Aqueciliz, S. A., que ofereceu o valor pecuniário de 14 mil euros, e do Grupo CAC II, que doou à Unidade a quantia de 90 mil euros. A cerimónia de agradecimento público teve lugar no Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, no dia 27 de setembro, onde foi ainda destacada a acreditação da Unidade de Reabilitação Cardíaca atribuída pela Sociedade Europeia de Cardiologia, tendo sido descerrada a respetiva placa oficial desse marco.

Alexandre Antunes, médico cardiologista e coordenador da Unidade de Reabilitação Cardíaca, fez uma breve apresentação da missão e objetivos da Unidade, bem como destacou as perspetivas de futuro, tais como expandir esta área de reabilitação na patologia da insuficiência cardíaca, apostar na formação de mais um cardiologista para esta Unidade e trabalhar para a sua reacreditação.

A professora doutora Ana Abreu, coordenadora da primeira Unidade de Reabilitação Cardíaca acreditada do país, na ULS de Santa Maria, e atual presidente da Associação Europeia de Cardiologia Preventiva, na impossibilidade de participar nesta sessão, deixou uma mensagem aos presentes. «Esta Unidade mostrou ter condições para receber a sua acreditação da Sociedade Europeia de Cardiologia e é o segundo centro português a obter esta certificação, e o seu coordenador, o Dr. Alexandre Antunes é um dos primeiros cardiologistas a ter a certificação em Cardiologia Preventiva. Estão de parabéns e esta é uma história de sucesso!»

A cerimónia incluiu uma visita às atuais instalações da Unidade de Reabilitação Cardíaca, onde a fisiatra e co-coordenadora da Unidade, Filipa Januário, explicou sucintamente o funcionamento, mostrou o equipamento existente e o que será reforçado com os donativos atribuídos.

O evento terminou na futura sala da Unidade de Reabilitação Cardíaca, com as últimas intervenções dos convidados. Filipe Carreira, administrador da Aqueciliz, S. A., salientou que «estou aqui numa dupla função: como gestor e empresário para devolver à sociedade o que a sociedade nos dá a nós, e o setor privado tem de ter essa vertente de apoio e contribuir para estas iniciativas; e a título particular como utente, em que pude testemunhar e sentir na pele o esforço de toda esta equipa, que me parece fantástica. Quero agradecer a todos, e no que depender de nós, cá estaremos para ajudar em próximas oportunidades».

O presidente do Conselho de Administração do Grupo CAC II, Manuel Sobreiro, explicou que «aprovámos um apoio financeiro que se enquadra nos investimentos de responsabilidade social que são parte integrante do nosso ADN e nos motivam todos os anos a apoiar alguns projetos e múltiplas instituições. Por isso, contem connosco para estas parcerias, pois elas são um dos desígnios daquilo que fazemos e dos compromissos que assumimos em prol da sustentabilidade».

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração da ULSRL, agradeceu a toda a equipa e colaboradores dos Serviços de Cardiologia e de Medicina Física e Reabilitação, e a todos os presentes. «Quero agradecer esta dádiva e é bom sentirmos o apoio da comunidade, das pessoas, sejam utentes ou não, para aquilo que esta Unidade de saúde faz. Espero que sintam que vale a pena e que vão ter retorno, que as pessoas beneficiam deste investimento que também estão a fazer aqui. Para nós é muito importante prestar contas a quem nos ajuda, quem confia em nós, quem reconhece o nosso trabalho e o nosso esforço. Gostava de vos agradecer humildemente por esta colaboração e presença habitual, e amizade, que é muito importante para nós, para a equipa e para a Unidade de Reabilitação Cardíaca.»

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, manifestou a sua grande satisfação em participar nesta cerimónia. «Em primeiro lugar, o reconhecimento da Unidade de Reabilitação Cardíaca da ULSRL, agora acreditada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, que valida o compromisso desta Unidade na prestação de cuidados de saúde de excelência aos nossos cidadãos. Em segundo lugar, e não menos importante, o devido reconhecimento a dois leirienses, Filipe Carreira e Manuel Sobreiro, cujos donativos revelam um extraordinário sentido de responsabilidade social, demonstrando que o contributo para a saúde pública é também uma dimensão da cidadania empresarial. Parabéns pelo vosso gesto, estou muito orgulhoso!»

 

Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.