Lançamento de livro sobre o Mosteiro da Batalha e cooperação com Strawberry Hill (Reino Unido)
Livro sobre Luís Mousinho de Albuquerque e o restauro do Mosteiro da Batalha apresentado na Biblioteca Nacional
2024-12-10 14:36:38
A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão, a Scribe e a Biblioteca Nacional de Portugal vão lançar o livro “Luís Mousinho de Albuquerque e o restauro do Mosteiro da Batalha no Século XIX” que no dia 12 de dezembro de 2024, quinta-feira, pelas 17h30 na Sala do Átrio da Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa.
Sobre a publicação: A obra documenta o restauro pioneiro de 1840-1843 deste emblemático monumento português, classificado como património da humanidade e inscrito na lista do património mundial da UNESCO, em 1983. Esta publicação bilingue assinala os 170 anos da publicação original de Luís Mousinho de Albuquerque e leva o seu influente trabalho ao grande público.
O trabalho de Mousinho foi orientado pelas gravuras do arquiteto irlandês James Murphy, as quais foram também fundamentais para que, no final do século XIX, a Batalha se tornasse uma das principais referências para o desenvolvimento do Neogótico.
A obra inclui uma introdução crítica de Clara Moura Soares, um prefácio de Maria João Neto e fotografias novecentistas do monumento. A edição foi da responsabilidade da Scribe, com o apoio da Fundação Gaudium Magnum — Maria e João Cortez de Lobão, cuja dedicação à promoção do património cultural português é fundamental para a concretização deste projeto.
Painel:
Clara Moura Soares, Autora, Diretora da Licenciatura de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Maria João Neto, Diretora do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Manuel de Bragança, Editor da Scribe
Diogo Ramada Curto, Diretor da Biblioteca Nacional de Portugal
Silvia Davoli, Diretora Artística da Strawberry Hill House and Garden
Maria e João Cortez de Lobão, Fundação Gaudium Magnum.
Programação complementar
Exposição associada: Vitrine com edições históricas do álbum de James Murphy, patente na Biblioteca Nacional.
Conferência: Na sexta-feira 13 de dezembro, às 10h30, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Silvia Davoli, explora a extraordinária relação entre a Strawberry Hill House, enquanto um dos mais influentes exemplos da arquitetura neogótica, e a notável coleção de arte de Horace Walpole, e como se tornou rapidamente uma verdadeira atração turística.
Este evento é uma oportunidade única para explorar uma faceta singular do património cultural português e europeu.
Fonte: jlma
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.