Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Dados introduzidos na plataforma do SNS não terão sido assumidos pelo sistema

ULS Oeste garante ter comunicado ao SNS fecho da Pediatria de Torres Vedras no Dia de Natal

Hospital de Torres Vedras

A Unidade Local de Saúde do Oeste clarificou esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, que em momento algum foi transmitido pela instituição, através de comunicado emitido na quinta-feira, um desmentido face às informações prestadas pelo Ministério da Saúde, a propósito de falhas no encaminhamento de utentes pela linha SNS24.

O comunicado enviado pela ULS Oeste no dia 26 de dezembro apenas reforça a necessidade de uma averiguação mais aprofundada, que possa vir identificar e justificar a falha de comunicação que terá originado que a informação introduzida na plataforma de dados mestres do SNS pela instituição no dia 23 de dezembro não tenha sido assumida pelo sistema.

No referido comunicado é também assumida pela instituição a necessidade de identificar que procedimentos terão de ser melhorados, por forma a assegurar uma correta instrução do procedimento de comunicação dos períodos de funcionamento dos Serviços de Urgência nas plataformas oficiais.

Por fim, a ULS Oeste, que integra, desde o dia 12 de dezembro, o projeto «Ligue Antes, Salve Vidas», reitera a sua total confiança nas linhas de atendimento SNS24 / SNS Criança / SNS Grávida-Ginecologia, cujo sistema de pré-triagem tem garantido um atendimento e encaminhamento mais eficaz e adequado à situação clínica personalizada de cada um dos utentes que necessitam de cuidados de saúde na instituição.

Recorde-se que uma criança de cinco anos foi encaminhada para o serviço de urgência pediátrica em Torres Vedras que estava encerrada, apesar da Linha SNS 24 ter garantido que a unidade estaria aberta. Em causa terá estado o não carregamento efetivo da informação do encerramento do serviço pelo Hospital de Torres Vedras para a plataforma da Linha Saúde 24 .

Sobre a Unidade Local de Saúde do Oeste

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).

Tem como Missão a resposta integrada às necessidades de saúde da população da sua área de abrangência, prestando cuidados de saúde de forma multidisciplinar, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.

     Fonte: GC|ULS  Oeste

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.