Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Obra literária versa sobre a condição humana

Escritor de Alenquer António Seixas vence Prémio Literário Afonso Lopes Vieira

Escultura de Afonso Lopes Vieira, da autoria de Joaquim Correia

“Inverso Sentido do Tempo”, da autoria de Gonçalo David Silva Pinto Azevedo, de Alenquer, é o nome da obra vencedora da edição 2023/2024 do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira.

Segundo o júri, composto por representantes de diversas entidades, o trabalho, escrito sob o pseudónimo de António Seixas, “é uma dança do pensamento com o tempo, uma construção subjetiva, permeada por emoções e memórias que acontecem em algum lugar dentro de nós e dançam no aqui e no agora”.

“É uma obra que convida a pensar e sentir e a refletir sobre a condição humana”, destaca ainda o júri, que escolheu “Inverso Sentido do Tempo” por unanimidade, nesta terceira edição que contou com 142 trabalhos a concurso, o número mais elevado de obras candidatadas.

Os géneros literários selecionados para este biénio foram o Conto e a Novela, depois da Literatura Infantil, em 2019/2020, e da Poesia, em 2021/2022, edições em que venceram “Desenho Impaciente”, de Carlos Alberto Silva, e “Lume”, de Paulo Assim.

O valor monetário do prémio é de cinco mil euros e será entregue no dia 24 de janeiro, no âmbito da Festa do Poeta Afonso Lopes Vieira.

Esta é uma iniciativa do Município de Leiria, que tem como objetivo homenagear e divulgar o poeta leiriense e homem da cultura, bem como incentivar a criatividade literária, a descoberta de novos valores no campo das letras e o gosto pela escrita.

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.