Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Ourém

170 Anos da Sociedade Filarmónica Ouriense Celebrados com Concerto de Gala de Ano Novo

Cartaz

A Sociedade Filarmónica Ouriense (SFO) anuncia o Concerto de Gala de Ano Novo, integrado nas comemorações dos 170 anos da instituição. O evento terá lugar no dia 4 de janeiro de 2024, sábado, pelas 21h30, no Teatro Municipal de Ourém.

Sob a direção do Maestro titular João Paulo Fernandes, a Banda Sinfónica da SFO apresentará um programa arrojado, contando com a participação de ilustres convidados. O concerto incluirá a estreia de obras do novo CD do clarinetista Paulo Gaspar, artista Yamaha, bem como a interpretação de várias árias de ópera pelas incomparáveis vozes da soprano Natasa Sibalic e do tenor Carlos Guilherme.

Artistas Convidados:

Paulo Gaspar – Clarinete (Artista Yamaha)

Formado pela Escola Superior de Música de Lisboa, Paulo Gaspar concluiu o mestrado na Universidade Nova de Lisboa e, em 2011, o doutoramento em Música e Musicologia na Universidade de Évora. É professor na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal), na Academia Nacional Superior de Orquestra e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Ao longo da sua carreira, tem-se dedicado a uma atividade diversificada que abrange desde a música erudita ao jazz. Colaborou com importantes músicos portugueses e com a maioria das orquestras nacionais, tanto eruditas quanto de jazz. Desde 1989, é solista da Banda da Armada e, desde 1991, clarinetista dos Dixie Gang. É também membro fundador do Lisbon Underground Music Ensemble e integrante da Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal.

Natasa Sibalic – Soprano

Natasa Sibalic nasceu em Belgrado, Sérvia, e estudou piano, canto e musicologia. É diplomada pela Academia das Artes de Novi Sad e licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa. Aperfeiçoou-se com mestres como Biserka Cvejic (Viena), Earl Buys (Nova Iorque) e Elizabeth Bentson-Opitz (Hamburgo), entre outros, tendo também realizado o Estúdio de Ópera como bolseira do Centro Nacional de Cultura em Portugal.

Reside em Portugal desde 2000, onde se apresenta regularmente em teatros e festivais como o Teatro Nacional São Carlos, Teatro Nacional D. Maria II, Centro Cultural de Belém, entre outros. No estrangeiro, participou em festivais em Paris, Croácia e Holanda.

O seu repertório inclui papéis como Rainha da Noite e Pamina (A Flauta Mágica, de Mozart), Ília (Idomeneo, de Mozart), Eurídice (Orfeo et Euridice, de Gluck), entre outros. Em 2017, protagonizou a estreia absoluta da ópera “Soror Mariana Alcoforado”, de Amílcar Vasques-Dias, e em 2019 interpretou Samira na ópera “Geraldo e Samira” do mesmo compositor.

Mantém uma atividade concertante regular, dedicando-se principalmente à música de câmara, destacando-se a sua colaboração com a pianista norueguesa Anne Kaasa, com quem tem atuado em festivais nacionais e internacionais.

Carlos Guilherme – Tenor

Natural de Lourenço Marques, Moçambique, Carlos Guilherme estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve. Foi cantor residente do Teatro Nacional de São Carlos de 1980 a 1992. O seu repertório inclui 51 papéis principais em 89 óperas, além de recitais e concertos em Portugal e no estrangeiro.

Atuou nos Estados Unidos, Brasil, Bélgica, França, Espanha, entre outros países. Gravou os CDs “A Canção Portuguesa”, com Armando Vidal, e “In Opera”, com árias de ópera acompanhado pela Orquestra do Norte.

Carlos Guilherme colaborou com as principais orquestras portuguesas e internacionais, incluindo as Filarmónicas de Moscovo, Budapeste, São Francisco, Pequim e Xangai. Em 2001, estreou-se em Itália no Teatro Rossini e, em 2005, cantou nos Teatros Comunais de Ferrara e Modena.

Distinguido com vários prémios, incluindo o “Prémio Tomás Alcaide”, Carlos Guilherme celebra 40 anos de carreira profissional, mantendo-se como uma das referências da música clássica em Portugal.

  • Data: 4 de janeiro de 2024
  • Hora: 21h30
  • Local: Teatro Municipal de Ourém
  • Bilhetes: 5€
  • Classificação etária: M/6 anos
  • Duração: 90 minutos

Os bilhetes estão disponíveis para compra no Teatro Municipal de Ourém e através dos pontos de venda habituais. Para mais informações, consulte o site oficial do Teatro Municipal de Ourém.

Este concerto representa uma oportunidade única para celebrar o início do novo ano, apreciando performances de excelência que homenageiam a rica tradição musical da Sociedade Filarmónica Ouriense.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.