Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/10

Com votos favoráveis do PSD e contra do PS

Assembleia Municipal de Alcobaça aprova Orçamento Municipal de 80 milhões de euros

Panorama – Pavilhão Multiusos de Alcobaça

A Assembleia Municipal de Alcobaça aprovou, no dia 19 de dezembro, o Orçamento Municipal, com os votos da bancada do PSD e presidentes de Junta e votos contra do PS e CDU. De referir que os vereadores do PS se abstiveram aquando da aprovação do documento na Câmara Municipal. O Orçamento Municipal de Alcobaça 2025 ascende a 80 milhões de euros, realçando Hermínio rodrigues que 40% desse valor é direcionado para o investimento.

Entre as novidades apresentadas pelo presidente da Câmara, destaque para os 200 mil euros destinados à habitação para jovens no Orçamento Municipal para 2025. Hermínio Rodrigues anunciou também que irá ser construído um novo Centro de Saúde em Alcobaça, o qual já tem financiamento de mais de 300 mil euros. Relativamente ao Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, informou ter a garantia de que irá abrir novos serviços este ano.

Hermínio Rodrigues informou que a Câmara Municipal de Alcobaça sofreu um ataque informático no final de 2024, mas garantiu que não perdeu qualquer informação constante da base de dados, apesar de ter suspendido vários serviços online durante cerca de um mês.

Outra grande novidade é a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que já se encontra em fase final de redação, uma vez que todas as autorizações externas já foram concedidas. Segundo o autarca, o documento deverá ser votado na Assembleia Municipal de Alcobaça já em fevereiro.

Praticamente pronto está também o novo Pavilhão Multiusos de Alcobaça, no mesmo espaço do antigo pavilhão MercoAlcobaça. O novo Multiusos resultou de um investimento de 5 milhões de euros, sendo 80% desse valor coberto por fundos europeus, via Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Hermínio Rodrigues aproveitou para recordar a recente aposta municipal nos Cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP) em Alcobaça, um hub de ensino superior resultante de um consórcio com a Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (EPADRC) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), através da Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade..

O edil anunciou ainda que espera lançar um novo campus no próximo ano para acolher as áreas formativas de Agricultura, Gastronomia e Tecnologia

No âmbito da descentralização de competências para as Juntas de Freguesia, Hermínio Rodrigues destacou que essas transferências têm vindo a aumentar, situando-se já no patamar de 4 milhões de euros.

  Mário Lopes 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.