Edição: 290

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/1/22

Após pareceres desfavoráveis das Juntas de Freguesia de Monte Redondo, Carreira e Coimbrão

Câmara de Leiria dá parecer desfavorável à ampliação de aviário em Monte Redondo

Instalação aviária

A Câmara Municipal de Leiria aprovou, esta terça-feira, dia 21 de janeiro, a emissão de parecer desfavorável ao projeto de ampliação de instalação avícola na Quinta de D. Dinis, localizada na Aroeira, na União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira.

Esta decisão fundamenta-se em vários aspetos técnicos, ambientais e sociais, identificados durante a análise do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e na consulta pública em curso.

Entre as principais razões que fundamentam este parecer desfavorável destacam-se deficiências identificadas no EIA, nomeadamente uma análise insuficiente dos impactos na qualidade do ar, subestimando emissões de amónia e de outros gases prejudiciais.

O estudo também não apresenta planos concretos para a mitigação de odores, poluição sonora e gestão de resíduos, elementos essenciais para proteger a qualidade de vida das populações locais.

Os impactos ambientais identificados incluem ainda a sobrecarga do aquífero na Mata do Urso, já pressionado pelas atividades existentes, o que poderá comprometer o abastecimento de água à população, sobretudo em períodos de maior stress hídrico.

São também assinalados riscos de contaminação dos recursos hídricos, devido à proximidade de captações de água e à ausência de barreiras eficazes para prevenir infiltrações.

Este parecer desfavorável reflete ainda a elevada pressão já existente no território da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira, que enfrenta uma sobrecarga ambiental com mais de 877 hectares ocupados por atividades industriais e agrícolas intensivas, incluindo cerca de 60 explorações pecuárias, devendo ser considerados os impactos cumulativos de todas estas atividades já existentes.

Não menos importante, o projeto está a enfrentar forte mobilização popular, traduzida em reuniões públicas, petições que recolheram mais de 1000 assinaturas, mais de 400 participações no portal participa.pt e múltiplas manifestações de preocupação por parte da comunidade local.

Importa salientar ainda que a posição do Município está alinhada com os pareceres igualmente desfavoráveis da União das Freguesias de Monte Redondo, Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Monte Redondo e Carreira e Junta de Freguesia do Coimbrão, refletindo uma preocupação conjunta com os impactos ambientais e sociais do projeto.

     Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.