ULS do Oeste obtém aprovação de candidatura com investimento de 625 mil euros
Reabilitação no Edifício Sul do Hospital de Torres Vedras tem candidatura aprovada
2025-01-23 22:49:52
A Unidade Local de Saúde do Oeste viu aprovado um projeto de reabilitação do edifício designado como ‘Bloco Sul’ do Hospital de Torres Vedras. A intervenção a realizar – num investimento estimado de cerca de 625 mil euros – visa melhorar as condições de segurança, o comportamento térmico, e as condições de salubridade destas instalações.
Este edifício foi construído em 1988 e apresenta sinais visíveis de degradação, havendo necessidade de efetuar a recuperação dos revestimentos e da fachada, bem como a substituição da caixilharia existente e das caixas de estores. Funcionam no ‘Bloco Sul’ a consulta externa das várias especialidades médicas e diversas enfermarias de internamento de doentes.
«A realização destas obras insere-se num conjunto de iniciativas a realizar num futuro próximo no sentido de valorizar o Hospital de Torres Vedras e melhorar as suas infraestruturas», refere Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração da ULS Oeste. «Este investimento é uma evidência clara da aposta nas instalações deste Hospital, porquanto as mesmas são também uma parte relevante da capacidade da Instituição em prestar cuidados de saúde de qualidade», diz a responsável.
Este projeto da ULS Oeste foi objeto de uma candidatura junto do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial/ESTAMO, estando a intervenção orçada em cerca de 625 mil euros, 80% dos quais vão ser comparticipados pelo referido Fundo. Essa candidatura foi recentemente aprovada e a ULS Oeste procederá, em breve, à realização do concurso para concretização das obras de reabilitação.
«A ULS Oeste tem em desenvolvimento, na Instituição na sua globalidade, diversas outras candidaturas de financiamento para melhorias ao nível dos edifícios hospitalares, mas também para iniciativas diretamente ligadas à prestação de cuidados de saúde. É também o caso do Hospital de Torres Vedras, uma unidade hospitalar que serve a população do Oeste com o foco na satisfação das suas necessidades», conclui Elsa Baião. Entre outras debilidades atualmente existentes, a degradação superficial do edifício é passível de criar problemas de resistência estrutural a longo prazo, pelo que esta intervenção foi considerada prioritária pelo Conselho de Administração da ULS Oeste.
Sobre a Unidade Local de Saúde do Oeste
A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).
Tem como Missão a resposta integrada às necessidades de saúde da população da sua área de abrangência, prestando cuidados de saúde de forma multidisciplinar, com rigor e excelência técnica, científica e organizativa, com ética profissional e justiça social, assegurando a cada doente os cuidados que correspondam às suas necessidades, de acordo com as melhores práticas clínicas e uma eficiente utilização dos recursos disponíveis.
Fonte: GC|ULS|Oeste
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.