Edição: 292

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/3/31

No âmbito do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (FRCP/ESTAMO)

Hospital de Caldas da Rainha já tem candidatura aprovada para recuperar fachadas e coberturas

Hospital de Caldas da Rainha

A Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS do Oeste) anunciou, no dia 12 de fevereiro, que foi aprovada uma candidatura para a recuperação e conservação de fachadas e coberturas do Hospital de Caldas da Rainha, no âmbito do Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial (FRCP/ESTAMO). Este investimento cifra-se em 784.263,99 € (IVA incluído), possui uma taxa de comparticipação de 80% da despesa elegível, ou seja, 627.411,19 €, financiada pelo Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial.

As intervenções a realizar têm o objetivo de garantir a segurança, funcionalidade e a preservação da qualidade estética da estrutura. Esta obra incluirá diversas intervenções que irão melhorar a durabilidade e a aparência do edificado da unidade hospitalar, sem comprometer o seu normal funcionamento.

No que diz respeito à recuperação e conservação das coberturas, serão feitas limpezas e substituídas telhas em coberturas inclinadas, limpeza e impermeabilização de caleiras/algerozes, assim como realizadas picagens de superfícies deterioradas. Por outro lado, as fachadas serão limpas e pintadas, assim como serão eliminadas as eflorescências salinas. Será igualmente, em alguns casos, realizada a reabilitação energética das fachadas com isolamento térmico, assim como, posteriormente, aplicada uma camada de regularização e acabamento.

Serão substituídos os vãos de madeira existentes nos edifícios Berquó e da Lavandaria, mantendo o traço, com a aplicação de alumínio ou PVC. Este conjunto de intervenções visa melhorar a eficiência energética do hospital, garantir a impermeabilidade das fachadas e coberturas, e manter a estrutura do edifício em condições adequadas de segurança e estética, contribuindo para o conforto e bem-estar de todos os profissionais e utentes do hospital. Prevê-se que esta obra possa decorrer durante o ano de 2026.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de janeiro de 2024, numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço. A população residente da área geográfica de influência direta da ULS do Oeste é de 235.231 residentes, distribuídos por aproximadamente 1.348 km².

     Fonte: ULS|Oeste

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.