Edição: 292

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/3/31

Coorganizado pela Câmara Municipal de Leiria e Junta Regional de Leiria-Fátima

Leiria recebe mais de 2.000 escuteiros, pais e dirigentes para celebrar o Dia de Baden-Powell

Cartaz

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, Leiria será o ponto de encontro de mais de 2.000 escuteiros, pais e dirigentes, numa celebração que promete unir gerações e reforçar os valores do escutismo. O Dia de Baden-Powell (B.P.), coorganizado pela Câmara Municipal de Leiria e pela Junta Regional de Leiria-Fátima, contará com a colaboração de 20 entidades locais, além de associações comunitárias que os agrupamentos de escuteiros trarão das suas localidades. Este será um evento único, que reflete o espírito de união e partilha do movimento escutista, celebrando ainda o centenário do escutismo católico na região.

Segundo o chefe regional Pedro Nogueira, “a decisão de celebrar o Dia de B.P. ao longo de dois dias é uma escolha simbólica tanto mais que foi em Leiria que se deram os primeiros passos para o surgimento do escutismo na Região, tendo sido oficializado no dia 20 de março de 1925, e é também o dia de celebrarmos o nascimento do fundador do escutismo. Estes 100 anos são um testemunho do impacto que o escutismo tem tido nas comunidades, ajudando jovens a tornarem-se cidadãos ativos, conscientes e responsáveis.”

“Este ano, e no âmbito do programa das comemorações do Centenário da Região, queremos reforçar o papel do escutismo na comunidade. O escutismo é, e continua a ser, um movimento apelativo para as novas gerações, porque alia o jogo ao ensino de valores e competências essenciais para a vida. Esta celebração reflete não apenas a nossa história, mas também o compromisso contínuo em envolver-nos com a sociedade, em sermos agentes de paz e em construir um futuro melhor”, acrescenta.

“Queremos continuar a ser um movimento próximo das comunidades onde estamos inseridos, mas também mostrar que somos capazes de nos adaptar ao que nos rodeia. Este ano quisemos que o Dia de BP fosse celebrado em conjunto com a comunidade para que possam saber mais da nossa ação e do nosso trabalho”, conclui.

Inauguração de um marco evocativo do escutismo

Um dos momentos altos do evento será no sábado, às 15h, com a inauguração de um elemento na Rotunda da Cruz da Areia, dedicado ao escutismo. Este marco simbólico reforça os 100 anos de história do movimento na região e celebra a ligação entre o passado, o presente e o futuro do escutismo.

    Fonte: CNE|Leiria-Fátima

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.