Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria de vai investir 1.475.650,00€, acrescidos de IVA
CIMRL lança concurso para primeira Creche Intermunicipal para profissionais de saúde
2025-02-25 20:17:09

Hospital de Santo André
A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) lançou o concurso público para a construção da primeira Creche Intermunicipal para profissionais de saúde do país, um investimento inovador destinado a apoiar os profissionais de saúde. O projeto tem um orçamento de 1.475.650,00€, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de 360 dias.
Desenvolvido em parceria com os municípios da região e a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS Região de Leiria), este equipamento social visa aumentar a capacidade de resposta na área da infância, oferecendo vagas exclusivas para os filhos dos profissionais de saúde, garantindo horários flexíveis e ajustados às exigências das suas atividades laborais. O principal objetivo é apoiar a fixação destes profissionais no Hospital de Santo André (HSA) em Leiria e no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A necessidade desta infraestrutura justifica-se pela atual carência de oferta de vagas em creches na cidade de Leiria e nos restantes concelhos da região, situação que impacta diretamente as famílias de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, cujas rotinas laborais são altamente exigentes e atípicas. Até ao momento, não existe em Leiria, nem no país, um recurso capaz de responder de forma eficaz a esta necessidade específica com horários mais prolongados e adaptados aos profissionais do HSA.
O edifício da creche foi projetado para garantir a máxima eficiência funcional, permitindo futuras adaptações espaciais e melhorias tecnológicas. Os sistemas construtivos foram pensados para facilitar a manutenção e promover uma gestão energética e ambiental sustentável. Todos os espaços destinados às crianças situam-se no rés-do-chão, assegurando um contacto direto com o espaço exterior e possibilitando uma evacuação rápida e segura em caso de emergência, sem necessidade de recurso a escadas ou elevadores.
Com este investimento, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria reafirma o seu compromisso com a valorização dos profissionais de saúde, a melhoria das condições de conciliação entre a vida profissional e familiar e a fixação de quadros qualificados na região.
Fonte: CIMRL
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.