Edição: 293

Diretor: Mário Lopes

Data: 2025/4/4

José Manuel Fernandes promete apoiar explorações com prejuízo de 30% da área

Ministro da Agricultura visita exploração em Óbidos afetada pelo mau tempo e promete apoios

Ministro da Agricultura com o presidente da Câmara Municipal de Óbidos na vista à estufa afetada (Foto: Denilson Andrade/CMO)

O ministro da Agricultura visitou, esta quinta-feira, dia 27 de março, a exploração da Anthirium4You, na Quinta do Pedegral, no Sobral da Lagoa, que foi fortemente afetada pela intempérie que assolou a região. Na visita à empresa, que registou prejuízos a rondar os 190 mil euros e é responsável por 80% da produção de antúrio na Península Ibérica, José Manuel Fernandes manifestou disponibilidade para encontrar formas de apoiar os produtores afetados.

“Abrimos a possibilidade de apoiar as explorações que registem um prejuízo de 30% da área por parcela, para a reposição do potencial produtivo, além de um outro apoio para a perda de rendimento”, explicou José Manuel Fernandes, que revelou estar a trabalhar em conjunto com a União Europeia para conseguir ter seguros a preços “mais acessíveis e adequados” para os produtores.

Presente na ocasião, o presidente do Município de Óbidos manifestou-se “solidário” para com as empresas agrícolas afetadas pelo mau tempo e fez questão de agradecer “o olhar atento” do ministro. “Este sentido de proximidade para com os produtores afetados é revelador da sensibilidade do Governo para um setor tantas vezes desvalorizado e que é absolutamente vital para o futuro de um país que se quer sustentável e amigo do ambiente”, declarou Filipe Daniel.

Com duas décadas e meia de atividade no concelho de Óbidos, a Anthirium4You produz cerca de 500 mil flores de antúrio por ano, em mais de 40 cores, destinadas a mercados externos, como Espanha, França, Bélgica e Alemanha. A empresa tem uma área instalada de 39 mil metros quadrados de estufas e está a desenvolver um projeto de alargamento de mais 11 mil metros quadrados. Emprega uma equipa de 12 pessoas e é a única exploração no nosso País com iluminação artificial, com o intuito de recriar o clima da Amazónia, região onde os antúrios se desenvolvem de forma natural.

    Fonte: JP|GCI|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.