Nazaré
28º Festival de Jazz de Valado dos Frades regressa de 27 de abril a 31 de maio
2025-04-06 23:16:19

Airelle Besson Quartet – Quartet: Airelle Besson: Trompete / Lynn Cassiers: Canto / Benjamin Moussay: Piano / Fabrice Moreau: Bateria
A 28ª edição do mais carismático festival da região centro, e um dos mais emblemáticos festivais de Jazz do país, apresenta, de 27 de abril a 31 de maio, três concertos no Cineteatro da Nazaré, cinco concertos na Sala da BIR (Biblioteca Instrução e Recreio), um concerto na Praça 25 de Abril em Valado, uma animação de Rua na Marginal da Nazaré e dois concertos nos Centros Escolares. Pela primeira vez, também, o Valado alarga a sua programação a Lisboa, com um concerto no Tivoli BBVA em junho.
Está de volta o Jazz Valado- Nazaré. É um dos mais antigos do país, e conforme manda a boa tradição cruza gerações, promove novos talentos e celebra artistas consagrados. Entre outras novidades, a edição de 2025 fica marcada pela estreia, em Portugal, da aclamada trompetista francesa Airelle Besson, pela presença do histórico contrabaixista norte-americano John Patitucci que integra o trio de António Faraó, e pelo concerto tributo às Andrew Sisters com a assinatura de Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) com a Big Band M. Nazaré.
Os bilhetes já estão à venda.
Programa do Jazz Valado | Nazaré 2025
A animação de rua volta à Marginal da Nazaré no dia 27 de Abril, com os DixieNaza surpreendendo os que visitam a Nazaré ao domingo à tarde.
Dia 1 de Maio, na Praça 25 de Abril em Valado, às 17 horas, tem lugar o concerto com a Orquestra Juvenil, que apresenta standards de jazz, e os Dixie Gang com o jazz de New Orleans, integrado nas comemorações dos 92 anos da BIR.
A 3 de Maio, a Big Band M. Nazaré e o trio vocal Elas e o Jazz, composto por Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon, apresentam o novo tributo às Andrew Sisters, autênticas lendas na história das vozes do Jazz, e o grupo vocal feminino mais famoso do século XX. O concerto acontece no Cineteatro da Nazaré e merecerá ainda uma apresentação no final de junho em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA.
Nos dias 7 e 8 de Maio, tem lugar o “Jazz Valado vai à Escola” com concertos comentados nos Centros Escolares de Valado e Famalicão, direcionados para a comunidade escolar.
De volta ao Cineteatro da Nazaré, no dia 10 de Maio, realiza-se um concerto imperdível com o quarteto da trompetista francesa Airelle Besson, uma das músicas mais premiadas no jazz francês, numa estreia absoluta em Portugal.
Já na mítica Sala da BIR, onde nasceu o festival, no dia 16 de Maio, recebemos o Quinteto de Alexandre Frazão, com a apresentação do repertório do primeiro disco de originais do histórico baterista: “Quintessencia”.
No dia 17 de Maio, de volta ao Cineteatro da Nazaré, realiza-se o concerto “TRIBUTES” do aclamado pianista italiano António Faraó, acompanhado por dois sidemen de “peso:” o contrabaixista John Patitucci e o baterista Gene Jackson.
No fim-de-semana seguinte o Valado regressa à Sala da BIR para mais 4 concertos. Dois deles com a assinatura de dois nomes maiores da nova geração do jazz no feminino:
No dia 23 de Maio, a pianista portuguesa Clara Lacerda toca a sua música original em quinteto, e a 24 de Maio o projeto “Margem” da baterista Maria Carvalho, traz-nos a música de José Mário Branco.
Dia 26 tem inicio a 3ª residência artística que junta 3 músicos portugueses e 3 franceses, fruto da geminação da Nazaré com a vila francesa de Capbreton. Desta comunhão criativa nascerá o repertório do concerto de 30 de Maio, na BIR. Na sequência do sucesso dos concertos, que nasceram destas residências anteriores, haverá a sua merecida réplica no Capbreton Jazz Festival, em França, que decorre no mês de julho.
Encerra o festival a 31 de Maio, o saxofonista brasileiro, residente em Portugal, Júnior Maceió Quarteto com a sua música contagiante apoiada nos ritmos sul-americanos, sempre com muito swing.
O Valado em Junho desce à capital para, pela primeira vez, alargar a sua programação ao Tivoli BBVA.
Dia 27 de Junho, o tributo às Andrew Sisters com o trio vocal Elas e o Jazz e a Big Band M. Nazaré, apresenta-se, no teatro Tivoli BBVA, integrado nas comemorações dos 100 Anos desta emblemática sala de Lisboa.
Os bilhetes também já estão à venda.
O Jazz de Valados dos Frades- Nazaré conta com o apoio da Direção Geral das Artes, do Município da Nazaré e empresas locais, que reforçam o sentido de comunidade do Festival.
Mais informações em https://www.jazzvalado.net/
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.