Com o mote dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões
Edição de estreia do festival "Alcobaça Inspira" contou com a participação de 11 mil espetadores
2025-04-08 19:42:51

Plateia do Panorama
O Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro acolheu no domingo (6 de abril), com casa cheia, o espetáculo “Cartas de Amor”, protagonizado por Maria Elisa Domingues e Virgílio Castelo, encerrando com êxito a 1ª edição do Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão.
Com o mote dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, o festival distinguiu-se pela sua abrangência e diversidade, registando um total de 51 atividades realizadas em 118 sessões, que reuniram 11 mil espetadores. A iniciativa contemplou múltiplas expressões artísticas, culturais e literárias, dirigidas a públicos de todas as idades.
A programação envolveu ativamente todas as comunidades escolares do nosso território – o Agrupamento de Escolas da Benedita, o Agrupamento de Escolas de Cister, o Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Cister e o Externato Cooperativo da Benedita – promovendo atividades com forte componente pedagógica, alinhadas com os programas curriculares.
Para além do público escolar, o festival mobilizou também a comunidade em geral, proporcionando momentos de encontro com a literatura, o teatro, a música, a dança e outras manifestações artísticas, contribuído para a valorização cultural do território.
“Foram duas semanas de intensa atividade artística, que demonstraram o interesse de toda a comunidade pela cultura. Destaco o envolvimento das escolas, que, em estreita colaboração com o Município, proporcionaram aos alunos experiências educativas enriquecedoras. Agradeço o empenho dos diretores, professores, alunos, público, autores locais e artistas e colaboradores do município que contribuíram para o sucesso desta 1ª edição”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça
O envolvimento de todos foi determinante para o sucesso desta iniciativa, a qual pretendemos dar continuidade no futuro. Durante duas semanas, Alcobaça inspirou cultura, criatividade e emoção, numa demonstração clara da energia cultural do nosso território e da importância de promover o acesso à cultura em todas as gerações. Consigo e durante todo o ano, Alcobaça Inspira: Arte, Literatura e Paixão!”, concluiu Hermínio Rodrigues.
Alcobaça Inspira em Números
Espetáculos de Teatro – 15
Sessão Autores – 10
Oficinas Criativas – 11
Conversas de Capacitação – 8
Concertos Musicais – 2
Exposições – 2
Outros – 3
Total de atividades – 51
Total de sessões – 118
Total de espetadores – 11000
Fonte: GRPC|CMA
Comentários:
Ainda não há comentários nenhuns.